AMAPÁ: Agentes continuam visitando imóveis de todo estado para encontrar focos do Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Aede aegypti, que é responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, continua incomodando os moradores de Amapá. Por isso, a luta contra o mosquito não pode parar.

O estado conta com cerca de dois mil agentes de saúde e endemias, que atuam junto aos moradores no combate ao mosquito. Os profissionais fazem visitas a propriedades para acabar com possíveis focos do inseto.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 28 de abril, o Amapá teve mais de 17 mil de imóveis vistoriados de um total de 193 mil e 300 propriedades. É importante deixar os agentes entrarem em sua casa, como lembra a coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Marta Damasco.

 SONORA: Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle

“A importância é vital, porque os agentes vão nos auxiliar a encontrar os locais de criadouro. Muitas vezes, as pessoas têm criadouros em casa, mas não tem ciência disso. Não tem conhecimento de que estão abrigando um criadouro de larvas de mosquito. Quer dizer, a presença do agente deve ser bem-vinda, porque, na maior parte das vezes o mosquito pica quem esta na própria casa.”

 REPÓRTER: O governo federal está atuando junto aos estados para acabar com o Aedes. Para reforçar as ações de combate ao mosquito, nos meses de maio e junho, representantes da Sala Nacional de Coordenação e Controle vão visitar todas as Salas Estaduais.

O objetivo das visitas é incentivar a mobilização permanente de ações de combate e controle do vetor, mesmo nos meses mais frios do ano, quando os mosquitos não se reproduzem com a mesma velocidade.

Para saber mais sobre como se proteger do Aedes e das doenças que ele transmite acesse: combateaede.saude.gov.br

Reportagem, Gabriel Veras

Receba nossos conteúdos em primeira mão.