ALTÔNIA (PR): Postos de Saúde espalhados pelo município oferecem segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas entre 11 e 12 anos de Altônia que ainda não foram tomar a segunda dose da vacina contra o HPV devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa. O município oferece a vacinação em seis pontos da cidade. O posto Campo Belo, que fica na saída da cidade, e a unidade Panorama, ao lado do Detran, no centro da cidade, são dois locais que fazem a imunização. A vacina é a forma mais segura de prevenção contra o HPV. O vírus é a principal causa do câncer do colo do útero, um dos que mais mata no País. A dona de casa, Sonia Rodrigues, já levou a filha para tomar as duas primeiras doses e garante que a prevenção é importante para o futuro da filha.
 
SONORA: Dona de casa, Sonia Rodrigues
 
“É importante porque você sabe que hoje em dia tudo que previne é bom. As coisas do jeito que estão agente prevenida acontecem às coisas, imagine se não tiver prevenida. Na minha época, principalmente, não tinha essas coisas”.
 
REPÓRTER: As meninas só vão ficar imunes ao vírus depois de tomar as três doses da vacina. A imunização é de graça. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca a importância da segunda dose.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“meninas que tomaram a primeira dose em 2014 precisam, agora, tomar a segunda dose para completar a sua proteção. A primeira dose, ela da alguma proteção, mas a segurança da proteção completa a gente só tem quando a menina toma a segunda dose. Por isso que é muito importante que a mãe, o pai ou a própria menina que se vacinou com a primeira dose não se esqueça de tomar a segunda dose”.
 
REPÓRTER: Os outros dois postos do município ficam nos distritos de São João e Paredão. As oito unidades de saúde ficam abertas de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às cinco horas da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.