ALFREDO CHAVES (ES): Imóveis fechados são a maior dificuldade no combate ao Aedes na cidade

Cerca de mil imóveis estavam fechados 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Listado pelo Ministério da Saúde como município prioritário no combate ao Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, Alfredo Chaves já detectou qual a maior dificuldade na luta contra o mosquito. Dos mais de três mil e 800 imóveis na cidade, mil estavam fechados e não puderam ser vistoriados pelos agentes de saúde e endemia responsáveis por esse trabalho. O dado é da Secretaria Municipal de Saúde. Para melhorar essa situação, a secretaria implantou um sistema de visitas marcadas com os proprietários. Dessa forma, os 42 agentes que atuam na cidade podem visitar e vistoriar os imóveis. Eles identificam, eliminam ou tratam os possíveis focos do mosquito que encontram. Além disso, eles também orientam o dono do imóvel sobre o que pode ser feito para evitar a proliferação do mosquito. A coordenadora do programa de agentes comunitários de saúde, Lenimar Marques, afirma que o trabalho deve ser mantido por todos.
 
SONORA: Lenimar Marques, coordenadora do programa de agentes comunitários de saúde
 
“Nesse momento, como deu uma diminuída [nos casos], não podemos baixar a guarda. Precisamos do apoio de todos: moradores, trabalhadores da limpeza pública, saúde, educação e comunicação, para trazer orientação e informação para o município de Alfredo Chagas”.
 
REPÓRTER: Em Alfredo Chaves, são quase 400 suspeitas de dengue. Dois possíveis casos de Zika e um de chikungunya estão sendo investigados. Um provável caso de microcefalia também aguarda o resultado de exames. Os bairros de Santa Terezinha, Macrina e o Centro da cidade são os mais críticos em relação ao número de casos das doenças relacionadas ao Aedes.
 
Ao evitar o nascimento do mosquito, é possível se prevenir das três doenças transmitidas por ele, como lembra o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch – diretor de vigilância das doenças transmissíveis              
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: Os moradores de Alfredo Chaves que tiverem dúvidas ou quiserem agendar uma visita dos agentes, devem entrar em contato com a secretaria municipal de Saúde pelo número de telefone: 3269-2721. Para mais informações sobre a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, acesse o site:combateaedes.saude.gov.br
 Reportagem, Raphael Costa 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.