ALENQUER (PA): Segunda dose da vacina contra o HPV precisa ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos

Apenas 28% das meninas da cidade foram vacinadas contra o HPV. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 75% das jovens entre 11 e 13 anos 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: Apenas 28 por cento das meninas com idade entre 11 e 13 anos foram vacinadas contra o vírus HPV, na cidade de Alenquer. O município precisa alcançar a meta estabelecida pelo ministério da Saúde que é de 75 por cento. A vacina é segura e não tem contraindicação. Mais de 170 milhões de doses já foram aplicadas nos Estados Unidos e América do Norte. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pede aos pais que não deixem as filha desistirem do tratamento.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“No caso do HPV isso foi ainda agravado por boatos de internet, de redes sociais que trouxeram muita desinformação pras famílias. Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países no mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação associada a essa vacina no Brasil como não houve em nenhum lugar do mundo. As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, 14 mulheres vão morrer por dia de câncer de colo de útero. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose, podem fazê-lo a qualquer momento, mas quanto mais rápido fizer, a gente tem mais garantido que a proteção quanto a vacina é completa.”
 
REPÓRTER: Dados do Instituto do Nacional do Câncer indicam que em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no útero, somente no estado do Pará. Os pais devem levar as filhas ao posto de saúde que fica na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Alenquer. O tratamento é feito em três etapas: A segunda vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Reportagem, Rodrigo Santos

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.