ALAGOINHA (PB): Cidade está em situação de risco para infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, Alagoinha está em estado de risco para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Em 2016, a Paraíba registrou mais de 35 mil casos de Dengue, mais de quatro mil de Zika e mais de 19 mil casos suspeitos de Chikungunya. A gerente executiva de vigilância epidemiológica do estado, Renata de Nóbrega, relembra qual o papel da população no combate ao mosquito.
 
TEC/SONORA: Renata Nóbrega, Gerente Executiva de Vigilância Epidemiológica

“ De forma muito objetiva, eu acho que cada cidadão, o senhor que tá em casa, a senhora, a criança também, que possam fazer uma avaliação na sua própria residência para ver se tem algum possível criadouro para o desenvolvimento desse mosquito.”
 
LOC: Segundo o ministério da Saúde, a região nordeste registrou a maior quantidade de criadouros do mosquito em recipientes como tonéis, tambores e caixas d’água, porque eles não foram bem tampados. O ministério aconselha que cada cidadão dedique cerca de 10 minutos semanais para fazer a inspeção em casa, identificando e eliminando focos do mosquito. Com uma única ação é possível se prevenir das três doenças. Para mais informações sobre os cuidados necessários e sobre a Dengue, Zika e Chikungunya acesse: saude.gov.br/combateaedes

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.