ALAGOAS: Municípios alagoanos recebem recurso para combater o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

LOC.: As cento e duas cidades de Alagoas vão receber mais de três milhões e trezentos mil reais para investir no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O dinheiro será repassado pelo Ministério da Saúde em duas parcelas. Cerca de dois milhões de reais, referente à primeira parte, já foram enviados aos municípios alagoanos. O investimento não chega a passar pelos cofres do estado, mas o coordenador de Controle de Vetores, da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, Paulo Protásio, explica de que forma o recurso pode ser aplicado pelas prefeituras.

TEC./SONORA:
Paulo Protásio, coordenador de Controle de Vetores

“Poderão ser utilizados desde a aquisição de soros, por exemplo, de Paracetamol, de antitérmicos e de anti-inflamatórios. Bem como nas ações de controle do mosquito. Por exemplo, material para os agentes de controle de endemias, como os que eles carregam nas mochilas. Aquisição de combustível para os veículos, para eles deslocarem as equipes aos mais diversos pontos do município.”


LOC.:
Já a segunda parcela do recurso só será entregue aos municípios que realizarem o levantamento que mede o índice de infestação do mosquito, exigido pelo Ministério da Saúde. Mas, mesmo que haja dinheiro, sozinhas as prefeituras não vão conseguir eliminar o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, a secretária Estadual de Saúde de Alagoas, Rozangela de Almeida, pede que toda a população alagoana entre na luta contra o mosquito.


TEC./SONORA:
Rozangela de Almeida, secretária estadual de Saúde


“Temos que estar atentos. A participação de cada um de nós, no dia-a-dia, olhando em casa, atrás da geladeira; olhando os reservatórios, limpando, lavando é de fundamental importância.”


LOC.:
Colabore com o combate ao mosquito. O Verão é quando o mosquito se desenvolve com maior rapidez. Elimine todos os possíveis criadouros dentro de casa. E se algum deles for de difícil acesso, entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade. A equipe responsável vai tomar as providências. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.