ALAGOAS: Ministério da Saúde confirma 57 casos de microcefalia no Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
 
REPÓRTER: A microcefalia é o nome que se dá quando a cabeça de uma pessoa tem um tamanho menor do que o esperado para a idade. Pode ser resultado de muitos fatores. É uma doença sem cura, que exige cuidados constantes e que está relacionada ao vírus Zika.
 
O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya. Segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (26), em Alagoas foram notificados 280 casos, sendo 57 confirmados, 83 em investigação e 140 descartados.
 
Em todo o país, existem mais de sete mil e 200 casos notificados da doença. O vírus Zika passou a ser monitorado em outubro de 2015. De lá para cá, mil 198 casos foram confirmados e outros 3.710 permanecem em investigação. Pouco mais de dois mil e trezentos casos foram descartados. O Ministério da Saúde considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das grávidas que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.
 
Para evitar o aumento no número de casos, as equipe de saúde da família tem feito um trabalho de monitoramento das gestantes no estado. A ideia segundo a gerente da atenção primária de Alagoas, Tânia Querioz, é orientar as mulheres que estão grávidas ou que estão pensando em engravidar.
SONORAS Tânia Queiroz, gerente atenção primária
“Uma das orientações que as equipes de saúde da família aqui está fazendo é orientando que as pessoas que ainda não engravidaram, mas que tem esse sonho, principalmente, tentem adiar por enquanto essa gravidez até as coisas estabilizarem. Os agentes estão buscando precocemente essas gestantes na área para iniciar o mais rápido possível o pré-natal e fazendo o acompanhamento.”
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ensina como as mulheres grávidas podem se proteger.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Contra o Zika vírus, a principal proteção é contra o mosquito. Além de eliminar qualquer fonte de criação de mosquito dentro de casa, a proteção com roupas de mangas longas, calças longas, meias, o uso de repelentes, portas abertas [manter] fechadas ou teladas. Isso deve garantir uma segurança maior para gestante contra a picada dos mosquitos Aedes aegypti.”
 
REPÓRTER: Conheça mais orientações sobre a microcefalia e o vírus Zika acessando o portal:combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.