ALAGOA GRANDE (PB): Armazenar água de forma inadequada pode trazer riscos à saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Por conta dos longos períodos de seca, a população do Sertão acostumou-se a armazenar água em tambores, latas e outros recipientes para o consumo próprio. Porém, se o armazenamento de água for realizado de forma inadequada, ele pode favorecer o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que encontra nesses recipientes o local ideal para se reproduzir. Por isso, essa água parada é uma das preocupações do coordenador de vigilância em Saúde de Alagoa Grande, João Jacson. Ele fala sobre os riscos que este armazenamento improvisado traz para a vida das pessoas.

TEC/SONORA: João Jacson, coordenador de Vigilância

“E você vê que o nosso povo tem uma cultura muito grande de armazenar água e ainda achar que o mosquito não tem o potencial de matar como muitas vezes tem. Muitas vezes, a gente escuta ‘não, meu filho, eu fui criado tomando água de pote lá no sitio’. Então, as pessoas ainda não creditam as mazelas que estão acontecendo ao mosquito.”

LOC: Até o momento, em Alagoa Grande, as três doenças somadas já registraram mais de mil e duzentos casos, sendo a Chikungunya a que mais gera preocupação, com 970 notificações. Portanto, não vamos ficar parados diante desta ameaça a nossa saúde. Fique atento, fiscalize todos os recipientes que possam acumular água parada e proteja a sua família. Se você quer saber mais sobre como lutar contra esse mosquito, acesse: combateaedes.saude.gov.br. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.