ÁGUAS VERMELHAS (MG): Apenas 2% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

A vacina contra HPV é segura e está disponivel no posto de saúde, do Centro, de Águas Vermelhas

 

Salvar imagem

REPÓRTER: Pais que tem filhas com idade entre 11 e 13 anos, devem procurar um posto de saúde para aplicar da segunda dose da vacina que previne o câncer do colo do útero. O município de Águas Vermelhas continua com apenas dois por cento da meta estabelecida pelo ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 75 por cento. A vacina, não prejudica a saúde das adolescentes e deve ser aplicada em três etapas.  A coordenadora de Imunização, de Águas Vermelhas, Tarlen Antunes, orienta os pais, a não descuidarem da saúde das filhas. Ela ressalta, a importância da imunização e faz um apelo para que as adolescentes sejam vacinadas.
 
SONORA: Tarlen Antunes, diretora de imunização
 
“A vacina, a proteção dela é maravilhosa, ela protege 90, 95 por cento do câncer do colo do útero, porque um câncer tem todo um histórico ao redor dele, quando você ouve um diagnóstico de câncer, as pessoas já vêem com diagnóstico de morte, aquele que ainda não levaram suas filhas para receber a vacina HPV, que procure um serviço de saúde. Gente, nós temos em estoque, são vacinas que estão à disposição.”
 
 REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, em 2015, cerca de, novecentas mulheres devem ser diagnosticadas com câncer do colo do útero, somente no estado de Minas Gerais. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica a importância do tratamento para as adolescentes e, lembra que, as mulheres em idade adulta também precisam se prevenir contra o HPV.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV, com o exame papanicolau, a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo do útero. Por isso, as famílias não podem perder essa oportunidade e, não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não têm nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara, antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero.”
 
REPORTER: O município de Águas Vermelhas possui cinco unidades de saúde. As meninas podem ser vacinadas no posto que fica na Rua Sete de Setembro, no Centro, da cidade.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.