ÁGUA BRANCA (PI): Apenas 17 meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV no município

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose da vacina contra HPV que está disponível nos postos de saúde Água Branca 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A baixa procura pela segunda dose da vacina contra o HPV é um problema no município de Água Branca, no Piauí. Segundo o ministério da Saúde, somente três por cento das adolescentes de 11 a 13 anos tomaram a segunda dose da vacina, o que representa apenas 17 meninas imunizadas na região. A forma mais eficaz de prevenir o câncer de colo de útero é a vacinação contra o vírus HPV. Para o secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, essa geração que tomar a vacina contra o papiloma vírus pode ser a primeira livre deste tipo de câncer.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade por câncer de colo do útero 14 mulheres vão morrer por dia por câncer de colo do útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo do útero”.
 
REPÓRTER: São estimados no Piauí, pelo Instituto Nacional do Câncer, cerca de 400 novos casos de câncer da doença neste ano. Para receber a segunda dose da vacina, as meninas de 11 a 13 anos devem apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade. Não é necessária autorização dos pais ou responsáveis para receber a imunização. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica porque é necessário receber as três doses da vacina contra o HPV.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch
 
“É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres é uma doença grave.”
 
REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos do município de Água Branca devem comparecer a uma das unidades de saúde para tomar a vacina. A imunização é gratuita, segura e previne contra o câncer do colo de útero. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.