AGRONEGÓCIO: Greve dos fiscais e clima prejudicam exportações de frango, segundo ABPA

A greve dos fiscais terminou, mas há possibilidades de voltar, caso seja decidido em assembleia

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A greve dos fiscais agropecuários e e as fortes chuvas na região Sul prejudicaram as exportações de carne e frango, no mês passado. O que teve pior desempenho foi a exportação brasileira de frango, que apresentou queda de mais de 11 por cento, em relação ao mesmo período, no ano passado.  De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA, o saldo de câmbio teve retração de pouco mais de 30 por cento, com um total de 521 milhões de Reais. A retração da carne de frango inclui tanto o frango inteiro como cortes, processados, salgados e embutidos. O presidente da ABPA, Francisco Turra, diz que se não houver greves e nenhum problema climático, o setor pode dar a volta por cima e se recuperar.
 
SONORA: Francisco Turra, presidente da ABPA
 
“A recuperação, se tudo correr normal no mês de novembro, se não acontecer greve nenhuma, se o tempo também ajudar nós vamos ter recuperação, porque a tendência é exportarmos muito mais que no ano passado, ou pelo menos significativamente mais. Nosso setor, de proteína animal, suínos e aves, está andando em um ritmo muito bom. Veja que com tudo isso, nós crescemos em relação ao ano passado, significativamente. Já estamos com 30 mil toneladas a mais de um ano, e aves estamos com três por cento a mais do que contamos no ano passado.”
 
REPÓRTER: O especialista em economia da Universidade Federal de Minas Gerais, Bernardo Palhares, acredita que a queda na exportação não é motivo para o aumento do valor do frango no mercado interno brasileiro. Caso haja um ajuste no preço, ele dá dicas para as donas de casa sobre o que comprar sem gastar muito.
 
SONORA: Bernardo Palhares, economista
 
“Há algum espaço, inclusive em função da pressão inflacionária, para algum ajuste de preço. Certamente, o mercado interno está mais atrativo para os produtores de frango que o mercado externo. A dona de casa sempre tem a alternativa de buscar uma parte menos nobre do frango. As coxinhas, a coxa, sobrecoxa, que são consideradas partes menos nobres, em relação ao peito de frango, por exemplo, que sempre teve um preço mais elevado, e pode eventualmente subir mais com a elevação da demanda.”
 
REPÓRTER: A greve dos fiscais agropecuários teve fim no último dia três. Mas nos próximos dias, em assembleia, os servidores vão decidir se vão ou não retomar a greve, caso não haja uma posição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.