AGRICULTURA: Pesquisadores realizam estudos de soja resistente à seca

AGRICULTURA: Pesquisadores realizam estudos de soja resistente à seca

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min02seg

REPÓRTER: Daqui a alguns anos, os produtores de soja do Brasil não vão ter que se preocupar com a interferência da seca na produção. É que pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, estão desenvolvendo um novo tipo de soja geneticamente modificada que resista ao período de estiagem. Os estudos estão sendo feitos em parceria com instituições japonesas. Esse novo tipo de soja poderia aumentar a produção do cultivo no Brasil, um dos poucos países do mundo no qual se pode realizar duas colheitas anuais. De acordo com o pesquisador da Embrapa no Paraná, responsável pelo projeto, Alexandre Nepomuceno, o grão está sendo testado e o resultado está sendo positivo.

SONORA: pesquisador – Alexandre Nepomuceno

"Nós estamos introduzindo genes de outras plantas que têm características de tolerância à seca. Estamos introduzindo esse gene em soja. Estamos numa fase de pesquisa, mas já com plantas sendo testadas em condições reais de campos. E nós já estamos fazendo há duas safras e estamos com resultado bastante promissor e com algum. E nós estamos, na verdade, testando mais de 30 genes, sendo que 5 genes já foram levados pro campo."

REPÓRTER: Nos últimos dez anos, o Brasil registrou um prejuízo de cerca de 27 bilhões de dólares na produção de soja apenas em dois dos mais importantes estados produtores do grão: Rio Grande do Sul e Paraná. Para o produtor de soja do estado paranaense, Helder Luiz, a invenção vai diminuir os prejuízos que ele e outros produtores do estado têm quando chega a seca.

SONORA: produtor – Helder Luiz

"Que seja uma lavoura que não perca 50 por cento, que perca só 20 por cento ou 10 por cento. Isso seria um grande resultado já. Seria excelente. Nota 10 para quem inventou isso aí. Para nós, é muito bem-vindo isso aí."

REPÓRTER: De acordo com o pesquisador da Embrapa, Alexandre Nepomuceno, o grão modificado ainda não tem data para ser comercializado. Mais informações no site da Embrapa: www.embrapa.br

Reportagem, Victor Maciel 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.