AEDES AEGYPTI: Ministério da Saúde lança campanha de prevenção da dengue e chikungunya

A campanha de combate à dengue e à febre chikungunya foi lançada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 03'04''

REPÓRTER: A campanha de combate à dengue e à febre chikungunya foi lançada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde. Durante a mobilização, que começa no dia 15 de novembro, a população vai receber orientações sobre como evitar a proliferação dos mosquitos transmissores. Tanto a dengue como a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância do envolvimento de toda a sociedade.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Mais do que nunca a prevenção é o nosso foco, é fundamental que os municípios continuem as ações de casa a casa, de controle de larva, de controle do mosquito. No dia seis de dezembro, nós vamos fazer uma grande mobilização nacional, o dia "D" e dia sete de fevereiro, repetiremos essa mobilização nacional que nós estamos chamando de dia "D + 1" para que a gente possa envolver não só as equipes das prefeituras, mas cada família para que, em 15 minutos, ela consiga identificar quais são os possíveis criadouros do Aedes em sua casa e poder ajudar a eliminar."

REPÓRTER: Ainda de acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apenas a mobilização do poder público não é suficiente para combater a dengue e a chikungunya, já que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Quando a prefeitura passa com o fumacê, como as pessoas chamam, aquilo alí só consegue ter efeito sobre o mosquito adulto. Se não é feita a eliminação da larva nos criadouros domésticos, em 15 dias os efeitos da eliminação do mosquito já são vencidos e a gente volta a ter uma situação de risco. Os bons resultados que nós alcançarmos pra dengue, nos alcançaremos pra chikungunya, os bons resultados que nós alcançarmos pra chikungunya rebaterão na dengue e, se nós vacilarmos, se nós não fizermos a lição de casa, quando eu digo nós, é todo mundo mesmo, pagaremos um preço muito alto em relação à dengue e também à chikungunya."

REPÓRTER: A aposentada, Aldecy Nunes, sabe bem disso. Ela está sempre atenta às medidas de prevenção para combater os mosquitos transmissores.

SONORA: aposentada – Aldecy Nunes

"Todos os vasilhames devem ser escorridos, emborcados de preferência, fazer uma vistoria periodicamente e não deixar que fique água parada dentro de casa, nas calhas, nas caixas d'água destampadas e eu tenho todos esses cuidados. Todos nós temos o dever de sermos vigilantes e orientadores também para as pessoas, cobradores desses cuidados porque, quando atinge a vizinhança, pode atingir a mim também."

REPÓRTER: No dia seis de dezembro, o Ministério da Saúde vai convocar os gestores municipais de todo o país para mobilizarem a população no combate à dengue e a chikungunya. Além disso, no mesmo dia, haverá mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais da área ao diagnóstico correto das doenças. A ação vai ser repetida no dia 7 de fevereiro. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.