ACRE: Cerca de 750 pessoas já foram contaminadas pelo vírus Zika no estado

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma sala de situação e monitoramento foi criada no Acre especialmente para ajudar no combate o Aedes aegypti. O espaço funciona na Secretaria de Saúde de Rio Branco, que fica no Centro da capital do estado. Representantes de secretarias estaduais, do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de outros órgãos têm se reunido semanalmente para definir estratégias de enfrentamento ao mosquito, que é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A gerente interina do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre, Thayna Holanda, explica que o trabalho também tem como objetivo ajudar as cidades a estruturarem seus planos de ação.

SONORA: Thayna Holanda, gerente interina do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre

“Nós estamos articulando todas as atividades por meio da sala de situação, traçando as ações que são necessárias, falando, fazendo palestras, levando materiais pra que eles [os municípios] possam multiplicar também essas informações”.

REPÓRTER: Além da sala de situação, cerca de 400 agentes de saúde e de endemias fazem visitas a residências, imóveis e terrenos em todos os municípios acrianos, para eliminar e tratar focos do mosquito. O secretário de Saúde do estado, Gemil Júnior, faz um apelo para que a população receba os profissionais em suas casas.

SONORA: Gemil Júnior, secretário de Saúde do Acre

“É muito importante que essas pessoas tenham uma consciência, que a população atenda da melhor maneira possível, com carinho, os agentes que estão diariamente nos bairros, para levar uma oportunidade de salvar as pessoas,  alí eles vão fazer uma orientação para os moradores”.

REPÓRTER: O Acre registra mais de seis mil notificações de dengue, 550 de chikungunya e 750 de vírus Zika. Outros 35 possíveis casos de microcefalia também foram notificados, lembrando que o Zika pode ser o causador da doença, que atinge recém-nascidos. Se você souber de algum lugar que aparenta ser criadouro do mosquito, você pode ligar na prefeitura de Rio Branco e fazer uma denúncia. O número de telefone é 0800 647 1516. Para mais informações sobre os serviços e as ações do Ministério da Saúde para combater o mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.