13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo homenageia cineasta brasileiro

Evento na capital vai exibir 77 filmes e começa na quarta-feira (25)

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A programação do 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo está aberta para convidados a partir desta quarta-feira (25). O evento, que vai até 1º de agosto, tem como objeto levar ao público a produção de cinema recente de 11 países da América Latina. A ideia é também apresentar os idealizadores desses projetos que, segundo os organizadores, não têm espaço nos cinemas brasileiros.

De acordo com o cineasta e curador do festival, Francisco César, a importância de exibir esses filmes no Brasil está relacionada às proximidades entre essas culturas.

“A cultura das sociedades latino-americanas tem muita semelhança com o Brasil. Então, discussões que aconteçam nesses países, essas discussões têm a ver com o que acontece no Brasil. A hora que a gente assiste filmes da Colômbia, Chile, Argentina ou México, a gente percebe aspectos dessas sociedades, seja aspectos sociais, culturais, políticos ou econômicos que têm muita semelhança com o que acontece no Brasil.”

Dessa vez, entre os 77 filmes exibidos, um deles homenageia Jeferson De, um cineasta que lutou por direitos e espaço para pessoas negras no Brasil. O filme, dirigido por ele, chama-se “Correndo Atrás” e foi produzido em maioria por profissionais negros. Ele será parte da abertura do festival, no Memorial da América Latina em São Paulo.

Para outras informações, acesse o site festlatinosp.com.br.

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.