LOC: Um evento voltado à promoção de soluções para a gestão de resíduos sólidos. Esse é o Waste Expo Brasil, que em 2022 conta com a participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
A feira teve início em São Paulo nesta terça-feira e reúne, até quinta, empresas nacionais e internacionais, além de autoridades e especialistas, para apresentar e discutir o que há de novo nas áreas de meio ambiente e saneamento básico.
Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento do MDR, foi um dos palestrantes convidados. Ele destacou ações realizadas pela Pasta.
TEC/SONORA: Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento do MDR
"Hoje aqui o debate na feira foi sobre sustentabilidade, regionalização e encerramento de lixões, onde o Ministério do Desenvolvimento Regional colocou o seu programa de encerramento de lixões principalmente na região da mata atlântica, na região litorânea da mata atlântica, onde temos exemplos de grande sucesso que foi o encerramento do lixão de Itacaré, onde se fechou dando solução tanto para os catadores como para a questão da coleta seletiva, ecopontos, estudo de gaseificação e de contaminação do lixão. Realmente encerramos com muito sucesso, com um efeito multiplicador muito grande. Então esse foi o tema do debate, foi muito importante".
LOC: A agenda também incluiu um evento paralelo no Consulado Suíço em São Paulo, na segunda-feira, 7 de novembro. Representantes do Brasil e da Suíça puderam trocar experiências e debater sobre como gerar valor a partir dos resíduos.
Para mais informações sobre ações do Governo Federal em saneamento, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Sant’Anna