LOC: Promover infraestrutura para educação, integrar e gerar oportunidades para a região amazônica foi uma das pautas discutidas por Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, na quarta-feira, 6 de novembro. A deputada federal Professora Goreth participou da reunião junto com reitores dos Institutos Federais da Região Norte.
A parlamentar, que é presidente da Subcomissão Especial do Fator Amazônico na Câmara dos Deputados, apresentou ao ministro propostas para implementação de políticas públicas.
O Fator Amazônico se refere aos custos adicionais relacionados à logística e ao transporte para realizar operações comerciais e serviços na Amazônia.
Waldez Góes defendeu o diálogo entre os gestores públicos e consensos para definir modelos de desenvolvimento específicos para a região.
"A deputada Goreth, que lidera a frente parlamentar da Amazônia na defesa de um consenso que nós já construímos e que agora devemos convencer o Brasil inteiro, o Parlamento Brasileiro, que é do custo amazônico, na educação, na saúde, na segurança, nas mais diversas áreas, que acaba deixando a Amazônia sempre como uma região de menos desenvolvida, com os indicadores mais desafiadores, e não é justo, porque nós temos uma riqueza bem de patrimônio, e a gente precisa transformar isso em qualidade de vida para a nossa gente."
LOC: Também foi abordado no encontro o protagonismo do Brasil na COP30, que será realizada em 2025. A deputada indicou a contribuição dos Institutos Federais como promotores de educação, pesquisa, ciência e tecnologia.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em desenvolvimento regional, acesse: mdr.gov.br
Reportagem, Giulia Luchetta