Data de publicação: 20 de Novembro de 2023, 20:00h, atualizado em 21 de Novembro de 2023, 09:31h
LOC: O Governo Federal continua acompanhando de perto as cidades que passam por forte estiagem. No Amapá, Tartarugalzinho, Amapá e Pracuúba foram os municípios visitados pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, neste domingo. As três cidades estão em situação de emergência por conta da forte estiagem e de queimadas que atingem a região.
Até o momento, apenas as três cidades obtiveram reconhecimento federal de situação de emergência por conta de estiagem no Amapá. A capital Macapá e as cidades de Cutias, Itaubal, Santana e Porto Grande devem solicitar o reconhecimento nos próximos dias.
Com a medida, as cidades podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. O ministro Waldez Góes explica de que forma os repasses podem ser aplicados.
TEC/SONORA: ministro Waldez Góes
"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação pras pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre"
LOC: Moradora de Pracuúba, Geandra Soares Barbosa contou que, além da estiagem, as queimadas também têm afetado a economia local.
TEC/SONORA: Geandra Soares
“Nossa floresta está sendo destruída pelo fogo. Muitas pessoas que tiram seu sustento do extrativismo, com a colheita de frutos como o açaí, estão prejudicadas. A queimada está insuportável”.
LOC: O ministro Waldez Góes e representantes da Defesa Civil Nacional também se reuniram com prefeitos amapaenses para levantar as principais necessidades e propor soluções para fortalecer as ações de socorro aos municípios.
Para mais informações sobre ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Janaina Castro