VITÓRIA (ES): Meta do hemocentro da capital é ter mais doadores de sangue frequentes

Objetivo é de sempre ter bons números nos estoques de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: As doações de sangue realizadas no Hemocentro Coordenador de Vitória estão boas. Cerca de 100 doações por dia são realizadas no local. Segundo a diretora da unidade, Alessandra Prezotti, esses números estão aumentando. Ela comenta que o tipo O negativo é o mais utilizado, fazendo com que seja o que mais difícil para abastecer a rede pública local. Alessandra explica que, atualmente, a principal missão do Hemocentro é de tentar trazer cada vez mais a população para doar sangue.

TEC./SONORA: Alessandra Prezotti, diretora do Hemocentro Coordenador de Vitória.

“A grande maioria dos nossos doadores são pessoas que vem para ajudar alguém. Algum parente, algum amigo, e é isso que a gente precisa mudar. Precisa mudar o nosso número de doadores voluntários, que eles venham doar sangue, que botem em seu calendário anual, que ele venha na tentativa de ajudar as pessoas, é isso que a gente precisa. Sem ter uma vinculação especifica de ajudar um amigo.”

LOC.: Somando 41 doações no currículo, o bancário de 50 anos, casado, morador da grande Vitória, Alvimar Rosetti, doa sangue frequentemente. Ele comenta que convida sempre amigos e familiares para doação. Com isso, ele explica que todos deveriam estimular a população para ir até o hemocentro realizar uma contribuição que é fundamental.

TEC./SONORA: Alvimar Rosetti, bancário.

“Eu sou voluntário, se não tiver ninguém, tudo bem, mas se você conseguir mais gente, melhor. Normalmente pessoas conseguem mais pessoas para doar e eu sigo doando voluntariamente. E é a gente conversar com quem vai ao banco de sangue, lá no hemocentro, que sabe a dificuldade que é ter pessoas voluntárias.”

LOC.: Para doar sangue, você precisa estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro do Estado do Espirito Santo está localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, no bairro de Maruípe. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã até as sete da noite e das sete da manhã a uma hora da tarde, aos sábados. O telefone para contato é o 3636-7900. Repetindo: 3636-7900. Para mais informações, acesse, saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.