Foto: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube
Foto: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube

Vitiligo: o que é vitiligo e quando suspeitar

Neste episódio a Dra. Natasha Fairbanks dará mais detalhes sobre o assunto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


Vitiligo é uma doença autoimune, não contagiosa, ou seja, é uma doença na qual as suas células de defesa atacam seu próprio corpo, no caso, os melanócitos, que são as células da pele responsáveis por produzir o pigmento chamado de melanina, que dá cor a nossa pele. 

O local afetado pela doença fica com menos melanócitos e consequentemente menos melanina e sem melanina, essa pele fica sem cor, fica branca.  

 

 

Quando você deve suspeitar de Vitiligo?

 

  • Cor: As manchas do vitiligo têm um branco característico que chamamos de manchas acrônicas, pois são manchas muito brancas, decorrente da diminuição das células que produzem o pigmento que dá a cor da pele, chamada de melanina.  
  • Relação com os locais de aparecimento: no vitiligo essas manchas brancas são mais comuns na face, nos braços, e pernas. Em geral, ela inicia nas extremidades, como mãos e pés ou na região das pálpebras ou ao redor da boca, mas podem surgir em qualquer área do corpo, inclusive áreas com pelo, como a barba e cabelo 
  • Uma outra informação importante com relação ao local das manchas brancas é que elas podem aparecer em locais de trauma como por exemplo, depois de um arranhão na perna. 

 

Diagnóstico

 

Na maioria das vezes é clínico, ou seja, o médico dermatologista vai analisar essas características que eu te falei nas manchas brancas que surgiram. Em casos duvidosos, pode ser necessária uma biópsia da pele para complementar esse diagnóstico.

 

Causas

 

  • - Fatores genéticos
  • - Idade e faixas etárias: o vitiligo acomete mais pessoas jovens. Em geral, metade dos casos aparece antes de 21 anos.
  • - Doenças autoimunes doenças da tireoide e diabetes. Só para você ter uma ideia de como isso é importante 1 em cada 5 pacientes com vitiligo terá problema na tireoide em algum momento da vida. 

 

Tratamento

 

Deve ser individualizado caso a caso, mas de uma maneira geral é importante que você saiba que o Vitiligo não tem cura! O principal objetivo é o controle da doença diminuindo essa autoimunidade, ou seja, fazendo com que seu corpo pare de atacar seus próprios melanócitos. Isso é feito principalmente por medicamentos que suprimem localmente essa imunidade alterada. Um outro tratamento muito efetivo para o vitiligo é a fototerapia no qual a sua pele é exposta de maneira controlada à radiação ultravioleta. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.