VALENÇA E BARRA DO PIRAÍ: Vacinação tem realidades opostas em municípios próximos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No estado do Rio de Janeiro, apenas 53 por cento das meninas com idades entre 11 e 13 anos tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV.  A meta do ministério da Saúde, é que pelo menos 75 por cento das adolescentes do estado sejam vacinadas na segunda etapa da imunização. Muitos municípios cariocas ainda enfrentam dificuldades para bater a meta nacional. Em Barra do Piraí, apenas 15 por cento das jovens tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus. Aproximadamente mil e oitocentas meninas ainda precisam se imunizar. O secretário municipal de saúde de Barra do Piraí, Norival Júnior, ressalta como a proteção contra o HPV pode influenciar no futuro das garotas.
 
SONORA: Secretário municipal de saúde de Barra do Piraí, Norival Júnior.
 
“A importância que eu acho que a gente tem que fazer do HPV que é a prevenção contra futuras doenças, como o câncer do colo do útero e as doenças que podem levar à gravidade do HPV.”
 
REPÓRTER: Mesmo com a dificuldade em atingir a meta estabelecida pelo ministério da Saúde, alguns municípios do estado conseguiram ultrapassar o mínimo de 75 por cento de adolescentes a serem vacinadas. Em Valença, município próximo a Barra do Piraí, a vacinação atingiu cerca de 94 por cento de adolescentes vacinadas na segunda etapa da imunização contra o vírus. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, aponta que as garotas que forem imunizadas contra o HPV agora poderão iniciar a primeira geração de mulheres livres do câncer de colo do útero.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos tecnológicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade por câncer de colo do útero 14 mulheres vão morrer por dia por câncer de colo do útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo do útero”.
 
 REPÓRTER: A terceira e última dose da vacina contra o HPV será oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, a partir de 2020 para adolescentes de 16 a 18 anos de idade. A imunização contra o vírus causador do câncer de colo do útero vai estar completa quando as jovens brasileiras tomarem as três doses da vacina.
 
Reportagem, Lívia Bruno

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.