Foto: Brasil Mineral
Foto: Brasil Mineral

Vale e Anglo American confirmam conversas preliminares sobre possível parceria no projeto Minas-Rio

Notícia divulgada pela Bloomberg diz que a mineradora Anglo American e a Vale estariam em negociações visando ao aproveitamento do depósito de minério de ferro Serpentina, contíguo ao Minas-Rio

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Em resposta à notícia divulgada pela Bloomberg, de que a Vale estaria em conversas para uma parceria no projeto Minas-Rio, a Anglo American confirmou que existem negociações visando ao aproveitamento do depósito de minério de ferro Serpentina, contíguo ao Minas-Rio. 

A companhia esclarece, no entanto, que as conversações sobre o desenvolvimento conjunto do depósito ainda se encontram em estágio preliminar. 

“Não há certeza de que um acordo será alcançado nem sobre os termos do mesmo”, informa a Anglo American. A Vale também divulgou comunicado confirmando as conversas e reiterando que nada existe ainda de concreto. 

O projeto Serra da Serpentina, cuja viabilidade de aproveitamento estava sendo desenvolvida pela Vale, visa a lavra de itabiritos de alto teor ao sul do município de Conceição do Mato Dentro, onde está concentrado o projeto Minas-Rio, da Anglo American. 

Minério de ferro: exportações somam 267 milhões de toneladas até novembro

CVP reforça ideia de fábrica de baterias no sudoeste baiano

Como as reservas estão contíguas às da Serra do Sapo, que estão sendo lavradas pela Anglo American, uma parceria faz todo o sentido, já que a Vale poderia explorar sinergias com as instalações já existentes, reduzindo o investimento. 

Uma das alternativas que vinha sendo estudada pela Vale era o transporte do minério por mineroduto até as instalações de beneficiamento em Itabira, distante 150 km da jazida. A Vale possui direitos minerários numa área de 318 quilômetros quadrados nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Rio Abaixo e Morro do Pilar.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.