UBATÃ (BA): Segunda dose da vacina contra o HPV será distribuída apenas nos postos de saúde

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir várias doenças relacionadas ao vírus, inclusive o câncer do colo do útero. 

Salvar imagem

REPÓRTER: Meninas de Ubatã chegou a hora de tomar a segunda dose contra o HPV. Nos postos de saúde da cidade existem vacinas suficientes para todas as meninas de 11 a 13 anos de idade. A imunização oferecida pelo  Sistema Único de Saúde é 100 por cento segura e não causa reações, quem explica melhor é o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não têm bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: Para que a imunização seja completa, as adolescentes devem tomar as três doses oferecidas nos postos de saúde da cidade. O especialista Cláudio Maierovitch explica como é feito o ciclo de imunização e justifica a faixa etária escolhida para tomar a vacina.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: E atenção pais de meninas com 11 a 13 anos de idade que moram em Ubatã, a segunda fase da vacinação contra o HPV será distribuída apenas nos postos de saúde. As adolescentes devem levar o cartão de vacina ou um documento de identidade para tomar a vacina.
 
Reportagem, Henrique Carmo

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.