Data de publicação: 24 de Abril de 2023, 12:55h, atualizado em 24 de Abril de 2023, 13:12h
LOC: Uma equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, realizou, na última semana, uma visita técnica ao perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, localizado na cidade de Parnaíba, no Piauí.
A primeira fase do empreendimento já está em funcionamento, com um total de 2400 hectares. A meta agora é colocar em operação mais 5.740, por meio de parceria público-privada. Os estudos para a realização do leilão de concessão já estão sendo realizados e devem ser concluídos em outubro.
No perímetro irrigado, destaca-se a produção das frutas orgânicas para exportação. Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de 140 milhões de reais. A expectativa é que, com a expansão, possam ser gerados 17 mil empregos e beneficiadas 72 mil pessoas.
A mato-grossense Rositônia Pereira, de 48 anos, mora há 18 anos na região. Produtora de acerola orgânica, ela afirmou estar apaixonada pela iniciativa dos perímetros irrigados e aposta na parceria com o MIDR para melhorar a produção.
TEC/SONORA: Rositônia Pereira
“Essa iniciativa foi uma luz no fim do túnel para o pequeno produtor que vive da renda 100% da roça. Fico cheia de vida, acreditando em um futuro melhor para meus filhos”
O secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, liderou a comitiva. Ele destacou a importância das áreas irrigadas para a agricultura familiar.
TEC/SONORA: Eduardo Tavares
“O que vimos aqui foi um perímetro fantástico, com uma série de culturas já desenvolvidas. É uma oportunidade fantástica de potencializarmos ainda mais, através desses PNIs, que estamos tocando nesses primeiros 100 dias, e que vão se desdobrar em uma agenda interministerial para potencializar a agricultura familiar, em parceria com o agronegócio de grandes investidores”
Para saber mais ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional, acesse http://mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes