LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, anunciou a assinatura de novos termos de compromisso para a implantação de novos sistemas de dessalinização nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Sergipe. Um investimento de 75 milhões e 600 mil reais, com recursos previstos no Novo Programa de Aceleração de Crescimento, o Novo PAC.
O anúncio foi feito durante o Nono Encontro Nacional de Capacitação e Integração do Programa Água Doce, realizado nesta terça-feira, 13 de novembro, em Aracaju, no Sergipe. A iniciativa faz parte do Programa Água Doce, que já beneficiou mais de 262 mil pessoas em todo o semiárido, com a implantação de 1.053 sistemas. O secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, explica que o programa já completou 20 anos.
“Começou no governo do presidente Lula em 2024, e sobre a orientação dele e do ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ele foi reincluído no novo PAC que está viabilizando esse evento de onde a gente vai estar firmando novas parcerias com os estados para que nos próximos anos a gente possa repassar e investir nessa agenda mais de 100 milhões de reais.”
LOC: A Diretora de Revitalização e Planejamento em Segurança Hídrica do MIDR, Fernanda Ayres, avalia que o programa tem trazido, acima de tudo, dignidade para a população atendida.
“O programa tem feito muitas comunidades desenvolverem atividades em razão dessa disponibilidade, então começaram a produzir alimentos para vender, e isso traz um retorno financeiro, ou seja, isso aumenta a dignidade na vida das pessoas.”
LOC: O secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, considera que dessalinizar a água salobra atende principalmente as comunidades longínquas.
“Dessalinizar para poder assistir essas pequenas comunidades e, quando há excedente de água, fazer uma pequena irrigação para uma agricultura de subsistência ou atender os animais. Então, no final de tudo isso, é trazer saúde e dignidade.”
LOC: Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de discutir os principais desafios enfrentados na implementação do programa, compartilhar experiências exitosas e apresentar novas propostas para aprimorá-lo.
Para saber mais sobre as ações do MIDR em Segurança Hídrica, acesse midr.gov.br.
De Sergipe, Petronilo Oliveira