SAÚDE: Serviços de estética e beleza lideram reclamações na Anvisa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os serviços de estética e embelezamento ocupam o primeiro lugar nas queixas recebidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, entre março de 2015 e junho de 2016. Entre as 409 denúncias recebidas sobre serviços de interesse à saúde, que envolvem desde salão de beleza até estúdios de tatuagem, 232 se referem a serviços de estética e embelezamento.
 
Por atividade, os salões de beleza lideram as reclamações, com 145 denúncias. O uso de formol, a falta de esterilização de equipamentos e a reutilização de cera de depilação são as principais irregularidades. Entre as 79 denúncias recebidas na área de estética, destacam-se irregularidades nas atividades de micropigmentação e nos procedimentos de carboxiterapia.
 
Em relação ao risco que apresentam aos consumidores, 75 por cento das denúncias foram classificadas como de baixo ou de baixo médio risco e 24 por cento como de médio ou de médio-alto risco. Nenhuma denúncia se enquadrou como de alto risco.
 
Os dados são do relatório “Denúncias em Serviços de Interesse à Saúde”, que reuniu as reclamações recebidas de 19 estados em todas as regiões do país. O Sudeste foi o que encaminhou mais denúncias: 271. Desse total, São Paulo representa o maior número, com 184 queixas. A região Norte encaminhou apenas 10 denúncias. A Anvisa disponibiliza um formulário para receber denúncias. Para saber mais, acesse o site da agência, no endereço: anvisa.gov.br.
 
Reportagem, Vânia Almeida

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.