Data de publicação: 29 de Abril de 2016, 17:08h
REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti ganhou um aliado colorido em Piracicaba, cidade que fica a cerca de 160 quilômetros de São Paulo. Trata-se de um mosquito transgênico, pintado de amarelo, azul, laranja e rosa, que é capaz de reduzir as larvas do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
O experimento está sendo feito na cidade do interior paulista desde 2015, mas foi só a partir de abril deste ano que os insetor ganharam cores. O chamado “Aedes do Bem”, criado por uma empresa da Inglaterra, recebe a pintura para que os pesquisadores possam determinar o tempo de vida dos insetos.
Agora em abril, uma nova leva dos insetos foi solta no bairro Cecap/Eldorado. A experiência também já foi testada em outras cidades brasileiras, como em Juazeiro e Jacobina, na Bahia. A empresa afirma ter chegado a uma queda de mais de 80% na reprodução do Aedes natural durante os testes.
Ao serem liberados, os mosquitos transgênicos machos acasalam com as fêmeas selvagens do Aedes, desse modo, elas produzem larvas que não chegam à idade adulta.
Para saber mais sobre como combater o mosquito e as doenças que ele transmite, acesse o site:combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Gabriel Veras
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev