SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM): Lixo e falta de abastecimento de água são os principais desafios no combate ao mosquito.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Atenção moradores de São Gabriel da Cachoeira! Vamos combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Desde setembro temos mais de 200 casos notificados. No município, dois problemas principais prejudicam o combate: o lixo e falta de abastecimento de água. Em bairros como Boa Esperança e Fortaleza, em alguns períodos falta água por vários dias seguidos, o que obriga os moradores a armazenar. Mas é preciso fazer isso com cuidado. A Coordenadora da Dengue, Nelsília Matos, relata as ações que estão sendo realizadas para a chegada do verão.  

SONORA:
Nelsília Matos, Coordenadora da Dengue
 
“Aqui nos bairros Centro e Fortaleza, a gente intensificou as visitas domiciliares. Pra falar justamente para população para os donos das residências orientando sobre não acumular o lixo, sobre os reservatórios. Nós fizemos aquele dez minutos contra a dengue, daquele folheto. E estamos com uma programação para orientar e notificar pontos estratégicos.”

LOC:
Com esse mosquito não dá para brincar. E, para ajudar no combate, há profissionais que fazem um trabalho muito importante de conscientizar e orientar toda a população. Eles são os agentes de saúde e de endemias. Um deles é a Maria Assunção. Ela conta que a população passou a seguir mais as orientações depois do surto no início do ano.

SONORA:
Maria Assunção, Agente de Endemias.
 
“Tem uma que precisaram melhorar depois que pegou dengue. Eles viram como é ruim dengue. Mas tem uns que até estão aprendendo agora. Eles estão entendendo que essas doenças que realmente não tem remédio. A única coisa que a gente fala pra eles é tomar Paracetamol só para aliviar dor de cabeça, mas remédio pra ele mesmo não tem.”

LOC:Não vamos esperar ficar doentes para aprendermos a lição. Elimine os focos que encontrar. Se for na rua, peça para a Prefeitura tirar. Em casa, faça a sua parte. A participação da comunidade é muito importante nessa luta. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.