Data de publicação: 16 de Abril de 2025, 08:24h, Atualizado em: 16 de Abril de 2025, 08:30h
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do açaí e estruturar o comércio local, oferecendo melhores condições de trabalho para produtores e feirantes, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve nesta terça-feira (15) no município de Santana (AP). Durante a visita, ele entregou equipamentos de açaicultura e assinou a Ordem de Serviço que viabiliza estudos fundamentais para o desenvolvimento do estado.
As doações foram viabilizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao todo, foram 150 kits de beneficiamento para açaicultura e 100 barracas de feira livre à Prefeitura de Santana. “É com esse desenvolvimento econômico que todos nós estamos comprometidos aqui, é uma prioridade pra gente. Precisamos colocar cada vez mais dinheiro nas linhas de produção que nós acreditamos serem ferramentas de desenvolvimento econômico. Seja o açaí, o pescado, o mel, ou o cacau”, afirmou o ministro Waldez Góes. Por isso, ao final da cerimônia, o titular do MIDR anunciou que serão entregues, em breve, mais 200 kits e mais 100 barracas de feira.
Durante a programação, também foi assinada a Ordem de Serviço para a realização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da pavimentação da Estrada Parque Linha do Equador. O estudo é fundamental para avaliar as condições e os impactos da obra, que poderá contribuir para o desenvolvimento regional e a melhoria da mobilidade na área.
“Ficamos felizes quando estamos em um momento como esse, fazendo entregas, porque a gente sabe que os municípios merecem, que o povo de Santana merece”, disse Josevaldo Ribeiro, superintendente da Codevasf no Amapá. “Quando eu venho a um evento como esse, a sensação é de dever cumprido. Hoje estamos fazendo uma entrega grande para Santana, que já é um grande parceiro da Codevasf. É um investimento que vai beneficiar inúmeras famílias que dependem do açaí para sustentar suas famílias”, acrescentou.
Representando o Sindicato dos açaizeiros, Amanda Marques compartilha sua gratidão em receber esse apoio do Governo Federal. “Eu amo o açaí. Essas entregas vão garantir dignidade para as batedeiras de açaí que tem essa atividade como sustento. Isso também vai impactar positivamente a qualidade do nosso produto”, comemorou.
Fonte: MIDR