RIO DE JANEIRO (RJ): Mãe se orgulha da livre demanda com filho

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Livre demanda. Essa é a expressão que define a rotina de Aline e Arthur. A jornalista, de 31 anos, amamenta o filho há cinco meses e não mede esforços para dar o leite materno na hora que o bebê quer. A criança saiu da maternidade com mais de 2,5kg. Com os três meses de vida, aumentou o peso para mais de 6kg. Mas essa evolução se deve à garra de Aline em aliar amamentação com amor. Ela detalha como não poupa energias para amamentar o filho.

“Acontece, sim, de terem momentos que eu preciso adiar compromissos ou parar tudo porque ele quer mamar. É a hora que ele quer. De dia, acontece de ele mamar de duas em duas horas. É o mais comum. À noite, ele está espaçando um pouco mais as mamadas. Facilita porque eu consigo ter uma noite de sono melhor. A amamentação está ocorrendo da melhor forma possível, ganhando muito peso. Ele é uma ‘bolotinha’, super gorduchinho. Não conhece mamadeira, não conhece chupeta.”

A engenheira de alimentos do Banco de Leite Humano do Rio de Janeiro, Daniele Aparecida da Silva, de 45 anos, reforça o argumento de Aline em não dar chupeta ou mamadeira para a criança e ainda explica a importância da amamentação saudável.

“Ele não quer mamar, está chorando muito, vou dar uma chupeta, vou dar uma mamadeira. Se der, vai causar uma confusão de bicos. Então isso também pode interferir no sucesso da amamentação. Então que ela procure um Banco de Leite (Humano) mais próximo a casa dela, para que ela possa ser apoiada nesse momento e que a amamentação não seja dolorosa, seja prazerosa para essa mulher e esse bebê.”

O leite materno é o alimento indispensável para os bebês. Então, não se leve pelos mitos que podem surgir sobre a amamentação, como leite fraco e pouco. Siga as orientações de Daniele, que fez isso sua meta. Oriente-se na unidade de saúde mais próxima de casa. Pegue como referência a rotina de Aline, pois o aleitamento é um momento especial entre a mãe e a criança. Não poupe esforços, os benefícios para o bebê e para você, mãe, são enormes. Lembre-se: a amamentação é a base da vida.

#EuAmamento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.