Data de publicação: 25 de Dezembro de 2016, 22:01h
LOC: Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, há grandes chances de ocorrer uma epidemia de Chikungunya no estado em 2017. De acordo com a pasta, foram registrados mais de 15 mil casos da doença em 2016, ano em que seria esperado um maior número de casos. Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do estado, Mario Sérgio Ribeiro, houve uma epidemia não esperada do Zika.
TEC/SONORA: Mario Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.
“A Chikungunya entrou em 2013 no Brasil e em 2014 no Rio de Janeiro. A previsão era que entrasse em 2015 e 2016 com força, mas o que entrou foi o Zika, que entrou em 2014 no Brasil e já fez uma epidemia, em 2016. Então, agora as ações estão voltadas para a Chikungunya, porque a gente acredita que ela venha tomar o espaço, se for comparado com a transmissão de Dengue e Zika. Acreditamos que há uma boa possibilidade de termos uma transmissão importante de Chikungunya no estado do Rio de Janeiro.”
LOC: Para o superintende, o momento agora é de capacitar tanto os gestores estaduais quanto os municipais. Dessa maneira, Ribeiro afirma que, a parceria entre a Fiocruz e a secretaria estadual poderá dar frutos de melhores atendimentos à população que apresentar sintomas da doença.
TEC/SONORA: Mario Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.
“Com relação à Chikungunya especificamente, nós participamos de um seminário na Fiocruz, com participação de vários municípios, com pesquisadores do país inteiro, com a secretaria fazendo o evento em conjunto com a presidência da Fiocruz, para dar um enfoque ao paciente com Chikungunya. Ele é um paciente diferente, ele tem algumas características que difere do tratamento dado a Dengue e Zika, e que vai requerer uma atenção maior do município.”
LOC: Já podemos prever que, 2017 será um ano de intensa batalha do Rio de Janeiro contra a Chikungunya, e você pode ser decisivo nessa luta. Não permita que a sua residência e o seu bairro seja um grande foco de reprodução do mosquito, que também transmite a Dengue e a Zika. Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a formação de criadouros do mosquito.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev