
LOC.: A frente fria que avança pela região Sul do Brasil deve atingir Santa Catarina, Paraná e o Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso do Sul e Sul do Mato Grosso. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Heráclio Alves, a condição climática avançou pela região Sul, especialmente pelo Rio Grande do Sul, durante o fim de semana e trouxe pancadas de chuvas com trovoadas em algumas localidades da região.
O meteorologista explica, a situação deve se repetir pelos próximos dias.
TEC./SONORA: Heráclio Alves - meteorologista do INMET
“Ao longo da terça e quarta-feira, essa frente fria também se estende pela região Norte, principalmente sobre o Acre, áreas de Rondônia, onde não deve trazer chuvas tão significativas. O impacto maior deverá ser em relação às temperaturas."
LOC.: A formação de uma área de baixa pressão a partir de quinta-feira (15) intensificará a frente fria em São Paulo, Paraná, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com chuvas entre quinta e sexta-feira (16). Na região Norte, o calor e a umidade elevada devem manter o tempo instável, com possibilidade de chuvas a qualquer momento, especialmente no Amazonas, Acre, Pará e Amapá.
TEC./SONORA: Heráclio Alves - meteorologista do INMET
“Já no Nordeste, as chuvas deverão ficar mais concentradas na faixa leste, entre o recôncavo baiano e também o Rio Grande do Norte, devido a umidade que vem do oceano, trazendo aquele vento mais úmido e, com isso, aquelas chuvas ficam mais contínuas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral.”
LOC.: A frente fria avança e abre espaço para uma massa de ar mais fria e seca que provoca queda acentuada de temperatura a partir de segunda-feira (12) em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Essa baixa de temperatura se estende até quarta-feira (14) para sul e sudoeste do Mato Grosso, Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas.
Reportagem, Sophia Stein