O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu alerta de acumulado de chuva para Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, além de alerta de baixa umidade para Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (23).
Em Mato Grosso, a instabilidade ganha força principalmente no noroeste do estado, onde os municípios de Aripuanã, Colniza e Rondolândia registram chuva intensa ao longo do dia, com aumento da nebulosidade e pancadas persistentes.
Já em Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme em grande parte do estado. A previsão é de tempo claro, especialmente no sul e sudoeste sul-mato-grossense, com destaque para Laguna Carapanã e Novo Horizonte do Sul, onde o céu permanece com poucas nuvens, condição associada aos baixos índices de umidade do ar.
Em Goiás, as áreas de instabilidade se concentram na região norte goiana, afetando os municípios de Crixás, Pilar de Goiás e Niquelândia, que devem registrar aumento de nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia.
No Distrito Federal, a expectativa é de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 34°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).