Foto: Divulgação. ASCOM/ Funai
Foto: Divulgação. ASCOM/ Funai

Prêmio Sérgio Mamberti: inscrições para categoria Vovó Bernaldina entram na reta final

É a última semana para realizar as inscrições. Os interessados têm até às 23:59 do dia 2 de outubro (horário de Brasília) para se inscreverem nos editais.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O prêmio Culturas Indígenas - Vovó Bernaldina, do Ministério da Cultura, vai fazer um justo reconhecimento às manifestações culturais das etnias indígenas em cada região do país. É o que prevê o edital de premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti, que está investindo R$ 33 milhões em premiações para diversas iniciativas culturais em todo o Brasil. 

Para essa categoria, o edital vai distribuir 110 prêmios no valor de R$ 30 mil cada, como reconhecimento da relevante contribuição das iniciativas culturais realizadas por agentes culturais, grupos e coletivos indígenas, formados espontaneamente pelos membros da própria comunidade indígena que não possuem CNPJ e a instituições privadas sem fins lucrativos, com CNPJ, que se envolvem diretamente com esse público.

Os interessados têm até o dia dois de outubro para fazer a inscrição no site mapas.cultura.gov.br ou por via postal.

A diretora de promoção da diversidade cultural, Karina Gama, explica mais sobre a importância do resgate da cultura viva para a comunidade indígena. "O prêmio Culturas Indígenas, Vovó Bernaldina, ele traz a importância dessa liderança feminina e representa a importância de reconhecer e valorizar os saberes ancestrais, os fazeres das culturas indígenas no nosso país. Não é apenas a preservação da nossa rica diversidade étnica e cultural, mas é também o fortalecimento desta identidade cultural. Então, as culturas indígenas elas representam um repositório valioso. De conhecimentos sobre a natureza, sobre as práticas sustentáveis, contribuindo para nossa preservação, contribuindo para nossa identidade cultural, pro nosso país tão rico e diverso. Então, dessa forma, a gente reconhece e valoriza essas culturas, promovendo inclusão social dessas comunidades indígenas, combatendo a marginalização histórica e enriquecendo a nossa identidade cultural, feita de diversidade, de línguas, de tradições, de modos de vida e fortalecendo, assim, o respeito mútuo. Então, esses prêmios eles trazem como principal fundamento, a valorização desses segmentos que compõem a nossa diversidade cultural".

Karina Gama destaca ainda que o prêmio Culturas Indígenas valoriza as identidades e preserva os saberes ancestrais e tradicionais, com a promoção da inclusão e da visibilidade dos povos indígenas na sociedade, combatendo estereótipos e fortalecendo sua autonomia cultural, com distribuição geográfica, reconhecimento e ampliação da voz de diferentes povos indígenas em todo o Brasil.

Mas quem foi a vovó Bernaldina?

O prêmio homenageia a liderança indígena Bernaldina José Pedro, da comunidade maturuca da terra indígena raposa serra do sol, em Roraima. a indígena era considerada mestra da cultura macuxi e possuía conhecimentos milenares do povo indígena, como cantos, danças, artesanatos, medicina tradicional e rezas. Vovó Bernaldina faleceu em junho de 2020, aos 75 anos, vítima da covid-19. 

Fique atento a todas as regras previstas no edital no sistema Mapa da Cultura e participe.

O prêmio culturas indígenas - Vovó Bernaldina do edital Cultura Viva – Sérgio Mamberti é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.