PUBLICIDADE
LOC [JANARY]: Olá! Muito bem vindo você que resolveu dar uma Pausa para Saúde. Eu sou Janary Damacena e estou acompanhado pela querida Aline do Valle, e com o Fabrício Lázaro na operação. Desta vez vamos bater um papo a respeito do diabetes, uma doença que atinge o metabolismo e se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue.
LOC [ALINE]: Pois é, Janary, e de acordo com a Pesquisa Vigitel 2017, realizada pelo Ministério da Saúde, sete por cento da população pelas capitais brasileiras são portadores de diabetes. Entre 2010 e 2016, o diabetes causou mais de quatrocentas mil mortes no Brasil. Então para conversar com a gente nesse programa, contamos com a participação da Ailana Santos, que convive com a doença; e da doutora Inês Gadelha, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, que já começa nos explicando o que é exatamente o diabetes.
SONORA [INÊS]:
LOC [ALINE]: Existem algumas classificações para o diabetes, que se divide em dois: O tipo 1 da doença é causado pela destruição das células produtoras de insulina, por um defeito do sistema imunológico que faz os anticorpos atacarem as células que produzem esse hormônio. Esse é o tipo mais incomum. O tipo 2 do diabetes é a forma mais comum da doença e é resultado da resistência à insulina e de deficiência na secreção desse hormônio.
LOC [JANARY]: Mas ouça só Aline, nós temos aqui o relato da Ailana Santos que é diabética e descobriu a doença ao observar os sintomas de familiares que já estavam com caso confirmado.
SONORA [AILANA]:
LOC [ALINE]: E esses sintomas são explicados de maneira mais detalhada pela médica Inês Gadelha.
SONORA [INÊS]:
LOC [JANARY]: O diabetes é uma doença que, se não for bem cuidada, se torna responsável por diversas complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações dos membros inferiores, principalmente ao longo dos anos, não é mesmo doutora Inês?
SONORA [INÊS]:
LOC [ALINE]: É uma situação realmente muito difícil, mas apesar do diabetes ser uma doença crônica, ela também pode tentar ser evitada! Manter hábitos saudáveis e prática de atividade física contribui para que não haja necessidade do paciente fazer uso de medicamentos para controle do pré-diabetes.
LOC [JANARY]: Além disso, uma alimentação balanceada, com baixo teor de açúcar e ingestão de alimentos não processados, diminuem as chances de pessoas diagnosticadas com pré-diabetes evoluírem para o tipo II doença. A adequação dos hábitos alimentares é uma forma de manter a doença controlada, como nos conta a Ailana.
SONORA [AILANA]:
LOC [ALINE]: Esse recado da Ailana é bem importante Janary. Isso porque, atualmente, o Brasil consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que todos os dias cada brasileiro consome, em média, 18 colheres de chá de açúcar enquanto o recomendado seria até 12.
LOC [JANARY]: E isso tem impactado no aumento do diabetes nos últimos anos, que de acordo com a Pesquisa Vigitel 2017, cresceu 54% nos homens e 28% entre as mulheres. Outra doença que tem crescido entre os brasileiros, e que está relacionada com o alto consumo de açúcar é a obesidade, que estão relacionadas também ao diabetes.
LOC [ALINE]: Mas uma parte importante de a gente ressaltar nessa história toda, Janary, é de que o Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente o diagnóstico médico de diabetes, desenvolvendo ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso, inclusive com insulinas. Para monitoramento do índice glicêmico, ainda está disponível nas Unidades Básicas de Saúde fitas reagentes e seringas.
LOC [JANARY]: O programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde com mais de 34 mil farmácias privadas em todo o país, também distribui medicamentos gratuitos e insulinas. E o tratamento é uma parte importante na vida da Ailana, como ela mesma explica.
SONORA [AILANA]:
LOC [ALINE]: Um ponto que a senhora disse ser importante de destacar é o apoio da família, principalmente se a pessoa com diabetes for crianças e adolescentes, não é mesmo doutora Inês?
SONORA [INÊS]:
LOC [JANARY]: Com essa última explicação, nós chegamos ao fim desta edição do Pausa para Saúde. Temos muito a agradecer às nossas convidadas por toda experiência compartilhada a fim de conhecermos mais a respeito do diabetes. Para você que nos ouve, uma ótima semana. E se você quiser ouvir outros programas e acompanhar nosso Podcast de perto é só ficar e olho nas nossas redes sociais. Facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude.
LOC [ALINE]: E se você, ouvinte, quiser participar do nosso programa, é só enviar uma mensagem pro nosso WhatsApp pelo telefone (61) 9-9288-9677. Mande em formato dizendo formato de áudio dizendo o seu nome, cidade e estado. Exemplo: Meu nome é Aline do Valle, sou de Brasília, Distrito Federal. E então, fale sua dúvida ou sugestão de tema para o Podcast. Lembrando: nosso telefone é (61) 9-9288-9677.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE