PIAUÍ: Tratamento completo é eficaz contra a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Apesar da diminuição nos casos, a Tuberculose ainda é um problema de saúde pública e deve ser tratada. Em 2016, o Piauí registrou 685 novos casos da doença, o que significa que 21 pessoas foram infectadas a cada 100 mil habitantes do estado.
Com o diagnóstico precoce e o tratamento realizado até o fim, é possível curar a doença sem maiores consequências. O tratamento dura seis meses e é feito com antibióticos, como explica Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“O tratamento está totalmente disponível pelo SUS, é gratuito e dura no mínimo seis meses. Algumas formas de tuberculose, como tuberculose cerebral, tuberculose óssea, demandam tempo mais prolongado de 12 meses de tratamento, mas em geral, na tuberculose pulmonar, seis meses de tratamento são suficientes para considerarmos o indivíduo curado. Além disso, o tratamento faz com que as condições clínicas do individuo se revertam rapidamente, o paciente volta a ganhar peso, volta a ter mais disposição para o trabalho.”

LOC: De 2011 a 2016, o número anual de casos caiu de 28 para 21 a cada 100 mil habitantes no estado. O Piauí ocupa a 20ª posição entre os estados e o Distrito Federal, mas é possível diminuir ainda mais esse número. Na capital, Teresina, a média vai para 30 casos a cada 100 mil habitantes. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a rede pública de todo o Brasil se unirá em torno da meta de diminuir os casos.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“O Brasil responde sozinho por 36% dos casos de Tuberculose das Américas. Nosso compromisso até 2035 é reduzir em 70% a incidência de Tuberculose. Por isso, é importante identificar a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível. É um bom tratamento que o SUS oferece. E certamente, com isso, daremos mais qualidade de vida, mais conforto e mais saúde aos brasileiros.”

LOC: Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas no site saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.