Data de publicação: 31 de Agosto de 2017, 09:38h, atualizado em 31 de Agosto de 2017, 06:34h
O Idepe avalia o desempenho da Educação Básica em Pernambuco. Os critérios são os mesmos usados na avaliação do índice nacional (IDEB).
Nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idepe), divulgados nesta semana, Pernambuco foi destaque e superou a média nacional. A nota do estado foi de 4,1. Já a média que o Brasil apresentou no IDEB, que verifica o mesmo índice em todo o país, foi de 3,5. Pernambuco também teve a maior redução da taxa de abandono escolar, do país entre 2007 e 2016, com 92,9%.
O secretário Estadual de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, explica como é feito o trabalho com alunos e professores que levaram o estado a atingir o bom resultado.
“A gente trabalha a melhoria de infra-estrutura. Não só a estrutura de prédio, mas de equipamentos. Uma nova estruturação do nosso trabalho pedagógico, formação de professores. E também a gente levar o que a gente chama de experiências inovadoras, como um conjunto de ações como robótica. E uma série de projetos que a gente leva para a sala de aula para tornar o dia a dia mais interessante para o estudante.”
Das 10 escolas do estado que apresentaram os melhores resultados no Idepe, oito são do Sertão do Pajeú, no norte de Pernambuco. O destaque foi para a Escola Estadual Dário Gomes de Lima, localizada no distrito de Flores. A unidade de ensino ficou em primeiro lugar com média de 6,23 na classificação dos anos finais do ensino fundamental.
Para o deputado Federal Fernando Monteiro (PP-PE), os resultados são consequência dos trabalhos de continuidade desenvolvidos pelo governo local.
“Pernambuco era o vigésimo quarto lugar no Idepe e vem evoluindo com muita dedicação. Pernambuco, hoje, tem o menor índice de abandono do ensino médio do Brasil. Então, isso é motivo de orgulho. Tudo isso é um conjunto de medidas de integração. O governador Paulo Câmara vem mantendo e aumentando as ações na educação.”
O Idepe avalia o desempenho da Educação Básica em Pernambuco. Os critérios são os mesmos usados na avaliação do índice nacional (IDEB). As análises são feitas com escolas do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais e do Ensino Médio.
Reportagem, Marquezan Araújo
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev