Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Pantanal: Condições especiais de crédito para prevenção de incêndios e recuperação de áreas

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai ajudar proprietários rurais na aquisição de equipamentos e implementação de planos de enfrentamento a queimadas


Para minimizar os impactos das queimadas e da estiagem no Pantanal, o Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) aprovou condições especiais de financiamento para empreendedores da região acessarem recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Desde o início deste ano até a última segunda-feira (23), os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram 44.142 focos de incêndio em Mato Grosso e 11.863 em Mato Grosso do Sul.

As condições especiais do FCO Pantanal estão alinhadas à Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, instituída pela Lei nº 14.944, de 31 de julho de 2024, incentivando a recuperação do bioma e a prevenção de incêndios.

Para 2024, estão previstos R$ 11,1 bilhões em recursos para o FCO, sendo R$ 1,1 bilhão destinado ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

O secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Eduardo Tavares, considera que a medida possibilita uma abordagem conjunta entre Governo Federal e setor privado no combate aos incêndios, especialmente em áreas particulares onde a cobertura do poder público é limitada.

“Os fundos constitucionais oferecem recursos com taxas de juros muito abaixo das praticadas no mercado. Enquanto o poder público tem responsabilidades com as áreas públicas, a cobertura completa em propriedades privadas é limitada. Assim, a ideia é que tanto o setor público quanto o privado possam se unir para combater os incêndios”, afirma o secretário.

O titular da SNFI cita exemplos de práticas que podem ser adotadas para prevenir queimadas e proteger animais e o solo. “Os proprietários podem contratar brigadistas temporariamente para realizar trabalhos de prevenção, adquirir carros-pipa, financiar equipamentos e montar equipes para proteger suas fazendas”, destaca Eduardo.

Para recuperar atividades afetadas pela estiagem e queimadas ocorridas no Pantanal, as condições especiais do FCO Pantanal têm como objetivo promover:

  • Recuperação de atividades produtivas: apoiando a recuperação de atividades econômicas impactadas pela estiagem e queimadas, como turismo, pecuária, agricultura, comércio, serviços, entre outras. Isso inclui a reforma de pastagens, reconstrução de benfeitorias e abertura de poços tubulares profundos para a dessedentação dos animais;
  • Incentivo à sustentabilidade: promovendo a adoção de técnicas sustentáveis de prevenção às queimadas, proteção ao solo e preservação do bioma;
  • Aquisição de equipamentos: permitindo a aquisição de máquinas e equipamentos destinados à implementação de brigadas contra incêndio, permitindo que os proprietários rurais estejam melhor preparados para enfrentar os incêndios.

Condições de financiamento

As novas condições de acesso ao crédito são destinadas a empreendimentos de mini, micro, pequeno e pequeno-médio porte, além de Microempreendedores Individuais (MEI). Os limites de financiamento poderão chegar a 100% do valor, com carência de até um ano e prazos de pagamento estendidos em até dois anos, conforme a capacidade de pagamento do tomador. No caso de capital de giro, os limites poderão alcançar até 40% do valor financiado.

Fonte: MIDR

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Produtores rurais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul afetados pelos incêndios no Pantanal contam com condições especiais para acessar créditos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

Com essa iniciativa, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional promove planos de enfrentamento a queimadas e de recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais.

Eduardo Tavares, secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, considera que as condições favorecidas de acesso a crédito ajudam a aumentar ações de combate a incêndios florestais em áreas particulares.


“Por conta do contexto, foi aprovado uma priorização para o FCO Pantanal para que essa linha possa financiar iniciativas voltadas a combate aos incêndios, porque o poder público tem obrigações com as áreas públicas, mas, e na fazenda? A gente não vai conseguir cobrir tudo, então a ideia é que o público e o privado possam se unir para combater o fogo.”

LOC: Os recursos podem financiar compra de equipamentos anti-chamas, contratação de brigadistas, recuperação de áreas degradadas, técnicas sustentáveis de proteção ao solo, reforma de estruturas, abertura de poços, entre outros.

Para 2024, estão previstos 11 bilhões de reais em recursos para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

As condições especiais de acesso a crédito são destinados a empreendimentos de mini, micro, pequeno e pequeno-médio porte, além de Microempreendedores Individuais.

Para conferir os limites de financiamento, carência e prazos de pagamento, acesse mdr.gov.br.

.Reportagem, Giulia Luchetta