Foto: Reprodução/Sesab
Foto: Reprodução/Sesab

Odontomóvel: serviço já atendeu mais de 190 mil estudantes

Nesta semana, o serviço passa por Apuarema nesta quarta-feira (22) e chega em Igrapiúna na sexta-feira (24)


O serviço itinerante Odontomóvel atendeu até o momento 190 mil estudantes de 532 escolas em 169 municípios baianos. Nesta semana, o serviço passa por Apuarema nesta quarta-feira (22) e chega em Igrapiúna na sexta-feira (24).

O programa oferece tratamentos dentários gratuitos, incluindo avaliação, limpeza, restauração,cirurgias e expande sua atuação na Bahia. Os atendimentos são feitos em carretas adaptadas como consultórios odontológicos.
Rebecca Paranaguá —  advogada especialista em Direito da Saúde, sócia do escritório Bento Muniz Advocacia — comenta que o acesso facilitado desses estudantes, eliminando barreiras geográficas e financeiras, especialmente daqueles que não têm condições de pagarem uma consulta odontológica, é um dos grandes benefícios do programa.

“Podemos falar também na detecção precoce de problemas dentários, porque durante esse programa ao se ter cuidados básicos por parte dos profissionais de saúde, consequentemente impede que surjam problemas maiores lá na frente, então esse programa acaba ajudando a diminuir problemas mais sérios que podem ocorrer futuramente”, explica. 

Programação:

  • Queimadas - Centro Territorial de Educação Profissional Santa Bernadete – de 13 a 22/11
  • Nova Ibiá - Colégio Estadual Professora Maria Leal Lopes - Tempo Integral – de 20 a 21/11
  • Cabaceira do Paraguaçu - Colégio Estadual Alberico Gomes Santana – de 20 a 25/11
  • Jaguaquara - Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII - Tempo Integral – de 20 a 25/11
  • Apuarema - Colégio Estadual Doutor Vasco Filho - Tempo Integral– de 22 a 25/11
  • Igrapiúna - Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira – de 24 a 28/11

Os interessados devem apresentar uma carteira do SUS atualizada, documentos de identificação —  e menores de idade, um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis. O atendimento é realizado das 8h às 17h, incluindo atividades educativas e orientações sobre cuidados com a saúde bucal.

A advogada aponta que, “entre os benefícios do programa, está o impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes atendidos, pois a saúde bucal acaba gerando bem-estar e aumento na autoestima dos estudantes”.
 

Veja Mais:

Covid-19: mais de 518 milhões de doses da vacina monovalente foram aplicadas no Brasil

Novembro Azul: alteração na urina pode ser um fator de alerta para os homens
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O serviço itinerante Odontomóvel atendeu até o momento 190 mil estudantes de 532 escolas em 169 municípios baianos. Nesta semana, o serviço passa por Apuarema nesta quarta-feira (22) e chega em Igrapiúna na sexta-feira (24).

O Odontomóvel oferece tratamentos dentários gratuitos, incluindo avaliação, limpeza, restauração,cirurgias e expande sua atuação na Bahia. Os atendimentos são feitos em carretas adaptadas como consultórios odontológicos.

A advogada especialista em Direito da Saúde, sócia do escritório Bento Muniz Advocacia Rebecca Paranaguá comenta que o acesso facilitado desses estudantes, eliminando barreiras geográficas e financeiras, especialmente daqueles que não têm condições de pagarem uma consulta odontológica, é um dos grandes benefícios do programa.
 

TEC./SONORA: Rebecca Paranaguá, advogada

“Podemos falar também na detecção precoce de problemas dentários, porque durante esse programa ao se ter cuidados básicos por parte dos profissionais de saúde, consequentemente impede que surjam problemas maiores lá na frente, então esse programa acaba ajudando a diminuir problemas mais sérios que podem ocorrer futuramente.”
 


LOC.: A advogada aponta que o programa traz impactos positivos para a vidas dos estudantes e educadores.
 

TEC./SONORA: Rebecca Paranaguá, advogada

“A saúde bucal acaba gerando bem-estar e aumento na autoestima dos estudantes.”
 


LOC.: Os interessados devem apresentar uma carteira do SUS atualizada, documentos de identificação —  e menores de idade, um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis. O atendimento é realizado das 8h às 17h, incluindo atividades educativas e orientações sobre cuidados com a saúde bucal.

Reportagem, Sophia Stein