NORDESTE: Região precisa de uma política pública diferenciada para o agronegócio, diz presidente do Agropec

José Vieira defende que a assistência técnica deve ser continuada e que os produtores tenham mais acesso ao crédito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Nesta semana, o presidente do Agropec Semiárido 2017 e da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, José Vieira, defendeu uma política pública diferenciada para o Nordeste. Ele citou os fatores que são fundamentais para promover o desenvolvimento econômico do semiárido nordestino.

"O Nordeste está passando por um dos piores momentos da sua história em função da seca continuada dos últimos 5 anos. Para que nós possamos avançar e superar estes desafios, nós precisamos ter uma política agrícola adequada para o semiárido nordestino. Nós precisamos de também ter uma assistência técnica continuada e também o acesso ao crédito."

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que também participou do Seminário Agropec Semiárido 2017, disse que o Governo Federal se compromete a entregar o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com a mesma responsabilidade com que foi concluído o Eixo Leste, em março deste ano.

"É uma determinação do Governo Federal de o mais rápido possível fazer com que as águas do Rio São Francisco possam abastecer o Estado do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Que possam permitir para estes brasileiros o acesso a água de qualidade. O Eixo Leste já foi entregue e agora o Eixo Norte a todo vapor para assegurar qualidade de vida para os brasileiros."

Quando concluído, o Eixo Norte vai levar água do Rio São Francisco para mais de 7 milhões de pessoas nos quatro Estados atendidos. O ministro apresentou também outras ações da pasta para ampliar a oferta de água nas regiões que sofrem com a seca, a exemplo do Programa Água para Todos, da Operação Carro-Pipa Federal e obras hídricas estruturantes executadas com recursos do Ministério da Integração Nacional.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.