Ministro se reuniu com governadores dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Foto: Dênio Simões/MDR
Ministro se reuniu com governadores dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Foto: Dênio Simões/MDR

Ministro Waldez Góes debate com governadores modelo de sustentabilidade da transposição do São Francisco

Governadores do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte se comprometeram a contribuir para que um acordo seja fechado nos primeiros cem dias do Governo Lula


O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quinta-feira (26), os governadores do Ceará, Elmano Freitas, da Paraíba, João Azevêdo, de Pernambuco, Raquel Lyra, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Durante o encontro, que também contou com a presença de secretários dos quatro estados, foi debatida a sustentabilidade da transposição do Rio São Francisco, que inclui o pagamento que as unidades federativas terão que fazer ao Governo Federal pelo recebimento da água potável, conforme resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

“O presidente Lula tem a transposição do São Francisco como prioridade de seu governo e, hoje, nós saímos daqui com a criação de um fórum permanente de debate sobre esse tema. Ainda nesses primeiros 100 dias de governo, queremos estabelecer um acordo com os estados que vá garantir sustentabilidade, que determine quais as obras prioritárias que precisam ser concluídas, tanto em 2023 quanto em 2024. E esse acordo vai abordar tanto o uso da água quanto da energia para viabilizar a distribuição dessa água”, destacou o ministro Waldez Góes.

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou que os governadores presentes se comprometeram a contribuir para que o acordo com o Governo Federal seja fechado nos primeiros 100 dias de gestão. O primeiro encontro do fórum permanente está marcado para a próxima semana e contará com a participação dos secretários de recursos hídricos dos quatro estados atendidos pela transposição.

“Os governadores estão convictos de que esse projeto precisa de sustentabilidade. A partir dela, é preciso ter uma modelagem que não impacte de maneira muito forte lá na ponta, nas pessoas que serão beneficiadas, e também nos cofres públicos a ponto de comprometer a execução de outras obras. É preciso que tenhamos equilíbrio. O ministro está conduzindo com correção, que é buscar um caminho por meio da mesa de negociação com as equipes e revisar o termo de acordo, que está desatualizado”, enfatizou João Azevêdo.

Os governadores Raquel Lyra, Fátima Bezerra e Elmano de Freitas destacaram que vão dialogar com suas equipes para que o acordo entre o Governo Federal e os quatro estados seja revisado e atualizado pelo fórum permanente, para que a população brasileira seja beneficiada com o modelo de sustentabilidade a ser adotado.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A sustentabilidade da transposição do Rio São Francisco foi tema de reunião nesta quinta-feira, 26 de janeiro, entre o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e os governadores do Ceará, Elmano de Freitas, da Paraíba, João Azevêdo, de Pernambuco, Raquel Lyra, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Durante o encontro, foi criada uma força tarefa que vai revisar o acordo que será assinado entre o Governo Federal e os quatro estados para o uso da água da transposição. O acordo vai determinar como será o pagamento que as unidades federativas terão que fazer pelo recebimento da água potável, conforme resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.

Após a reunião, o ministro Waldez Góes estava otimista com a criação da força-tarefa. Ele ressaltou que a sustentabilidade da transposição é prioridade para o atual governo.

TEC/SONORA: Waldez Góes 

“O presidente Lula tem a transposição do São Francisco, o PISF, uma série de outros projetos correlacionados com esse macroprojeto como umas das grandes prioridades. Hoje, nós saímos daqui com um fórum permanente de debate sobre a transposição. Ainda nesses cem dias de governo, queremos que esse acordo saía, um acordo que vá garantir sustentabilidade, com as obras prioritárias que precisam ser concluídas, quais serão concluídas em 2023, em 2024. E o acordo tanto com relação ao uso da água quanto da energia para viabilizar a distribuição dessa água”, reforçou o ministro Waldez.

LOC: Presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou que os governadores dos quatro estados se comprometeram a contribuir para que o acordo com o Governo Federal seja fechado nos primeiros 100 dias de governo do presidente Lula.

TEC/SONORA: João Azevêdo

"É preciso entender que a posição de todos os governadores é que é preciso ter sustentabilidade, que passa por uma modelagem que não impacte de maneira muito forte lá na ponta, nas pessoas que serão beneficiadas nem nos cofres públicos a ponto de comprometer a execução de outras obras. É preciso que tenhamos equilíbrio. O ministro está conduzindo com correção, que é buscar um caminho através da mesa de negociação com as equipes e revisar o termo de acordo, que está desatualizado".

LOC: Na próxima semana, secretários de recursos hídricos dos quatro estados vão dialogar na para que o acordo de sustentabilidade da transposição do Rio São Francisco avance.

Para saber mais sobre ações do governo federal em segurança hídrica, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Petronilo Oliveira