O Ministério da Cultura comemora a retomada do Programa de Intercâmbio Cultural. Foram selecionadas noventa e seis candidaturas para divulgação de trabalhos no Brasil e no exterior.
A iniciativa, que havia sido descontinuada em dois mil e quinze, tem o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio cultural em âmbito nacional e internacional.
No ano passado, o Governo Federal investiu dois milhões e quinhentos mil reais no programa que já beneficiou mais de sete mil pessoas entre dois mil e nove e dois mil e quinze.
A coordenadora-geral de transferências voluntárias, da Diretoria de Fomento Direto, Julia Furia, destaca a importância da volta do programa.
TEC/SONORA: Julia Furia
“O programa de intercâmbio, ele foi um programa que foi descontinuado em 2015 e, desde então, sempre houve muita demanda social pela sua retomada. Em 2023, nós conseguimos retomar esse programa com muita alegria.”
Em sua segunda etapa, a comissão de avaliação e seleção do edital escolheu trinta e sete candidaturas, sendo dezenove individuais e dezoito grupos de todas as regiões do Brasil. São vinte e quatro destinos internacionais e treze no país.
Os agentes culturais selecionados receberão bolsa cultural para despesas de deslocamento, permanência e participação com trabalho próprio em eventos, feiras de negócios e outras atividades culturais, no Brasil e no exterior.
O edital segue com as inscrições abertas e bonifica propostas que tenham como protagonista ou liderança mulheres (cis e trans), idosos, indivíduos ou grupos de cultura urbana e pessoas LGBTQIAP mais.
Julia Furia explica mais sobre o edital no rol das ações afirmativas.
TEC/SONORA: Julia Furia
“A gente tem o viés das ações afirmativas, onde temos as cotas para pessoas negras, pessoas indígenas e pessoas com deficiência. As bonificações pra propostas apresentadas por projetos, né? Ações realizadas por mulheres de cultura urbana, periferia e também de pessoas idosas, né? Com mais de 60 anos.”
Para conferir o resultado e outras informações, acesse o site do Ministério da Cultura pelo endereço www.gov.br/cultura. Lá, há um ícone chamado "editais 2023". Ao clicar nele você será direcionado para a página de editais, entre eles, o do Programa de Intercâmbio Cultural MinC.
Esta é uma realização do Ministério da Cultura e das secretarias de Economia Criativa e Fomento Cultural e do Audiovisual.