Data de publicação: 14 de Dezembro de 2024, 21:19h, Atualizado em: 14 de Dezembro de 2024, 21:22h
A Centaurus Metals anuncia que o projeto de minério de ferro Jambreiro Direct Reduction Pellet Feed (DRPF) localizado em Minas Gerais recebeu status de prioridade do Governo estadual por seus potenciais impactos sociais e econômicos positivos. O Comitê de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, composto por membros dos principais departamentos estaduais, aprovou a inclusão do projeto Jambreiro DRPF na lista de projetos a serem priorizados no processo de licenciamento ambiental.
A decisão foi baseada em uma avaliação estruturada, que considera sete critérios diferentes para classificar empreendimentos de investimento, incluindo, mas não se limitando a, investimento de capital, criação de empregos, índice de desenvolvimento social e humano da região do projeto e previsão de receita do projeto. O projeto Jambreiro DRPF é capaz de produzir um produto de alto teor (+67,5% Fe) e baixa impureza (Sílica + Alumina < 2%) que garante o status de prioridade. O processo de licenciamento para Jambreiro será totalmente concluído em nível estadual.
O status de prioridade significa que o projeto será avaliado diligentemente por reguladores ambientais com vistas a licenciá-lo no menor tempo possível. A agência ambiental estadual, Supram, também reportará regularmente o progresso do processo de licenciamento ao departamento de investimentos do estado – InvestMinas – cujo objetivo é atrair investimentos para o estado de Minas Gerais. Como resultado desta decisão, o Projeto DRPF Jambreiro é entendido como um projeto crítico para a descarbonização da indústria siderúrgica e agora receberá o mesmo tratamento de licenciamento acelerado como uma série de projetos de lítio localizados no Vale do Lítio de Minas Gerais.
O projeto de Minério de Ferro Jambreiro já havia sido totalmente licenciado em 2013, quando a empresa considerou pela primeira vez seu desenvolvimento e iniciou algumas obras de construção limitadas em estágio inicial. Infelizmente, logo após o início das atividades de desenvolvimento, o preço do ferro caiu mais de 65% e a companhia tomou a decisão de colocar o projeto em espera. Com a crescente demanda por minério de ferro de alta qualidade e baixa impureza nos últimos anos para aço de baixo carbono, a Centaurus começou a avaliar a viabilidade de produzir um produto DRPF de Jambreiro. Os resultados iniciais dos testes foram muito positivos em relação à produção de um produto DRPF de Jambreiro.
Com estes resultados, a Centaurus tem revisado o trabalho de estudo de viabilidade anterior e discutindo a especificação do produto com vários potenciais compradores. Enquanto um detalhado Estudo de Viabilidade Bancável sobre o projeto Jambreiro como um projeto de concentrado de alimentação de sinterização foi concluído em 2012, um Estudo de Pré-Viabilidade mais recente sobre Jambreiro foi lançado no mercado em 5 de julho de 2019, que foi posteriormente atualizado no lançamento do Relatório de Atividades Trimestrais de junho de 2020 em 29 de julho de 2020.
O trabalho do PFS usou um preço de referência de minério de ferro de US$ 75/tonelada para 62% Fe CIF China para determinar os preços de entrada da mina do concentrado de alimentação de sinterização. O preço de referência atual para material DRPF de alto teor (+67,5% Fe) seria mais de US$ 125/tonelada CIF China. O pedido de renovação da Licença Preliminar (LP) de Jambreiro foi feito em setembro de 2023, com a apresentação de uma nova declaração de impacto ambiental (EIA/RIMA). Este EIA/RIMA atualizado incluiu algumas vantagens ambientais importantes, em comparação com o original de 2012, incluindo: Empilhamento a seco de rejeitos, em oposição ao descarte em uma barragem de rejeitos; Redução de 50% na pegada do projeto, com 80 ha de floresta nativa sendo preservada; e Fornecimento de energia da rede, em oposição à geração de energia a diesel. Com o novo status de prioridade para Jambreiro, a Centaurus espera que a LP para o Projeto DRPF seja emitida no próximo trimestre.