MILTON BRANDÃO (PI): Município se mobiliza no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: A Secretaria Municipal de Saúde de Milton Brandão investiu em diversas estratégias para combater o mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Endêmica da Secretaria de Saúde do Município, Jaciane dos Santos Silva, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados apenas cinco casos de suspeita de Dengue. Não houve nenhuma notificação de Zika e Chikungunya. Ela explica algumas das ações das brigadas de combate ao mosquito.

TEC/SONORA: Jaciane dos Santos Silva, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Endêmica da Secretaria de Saúde do Município.

“É feito um mapa da cidade e cada dia são escalados dois agentes de endemias para ir em cada quadra, para fazer o levantamento. Eles entram na residência, olham, fazem a inspeção para ver se tem algum foco de Dengue, se tiver, já entram com tratamento e também fazem a parte da orientação.”

LOC: Além disso, a coordenadora explica que o município intensificou as ações de limpeza urbana e elaborou estratégias educativas para conscientizar a população da importância de combater o mosquito.

 TEC/SONORA: Jaciane dos Santos Silva, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Endêmica da Secretaria de Saúde.

. “O município está fazendo toda a parte da limpeza geral, urbana, corte de árvores, coleta de lixo. Na parte da escola, nós temos uma programação da semana de mobilização contra o mosquito, que vai ser do dia 17 ao dia 20 de abril, e será feito nas escolas por meio de palestras educativas orientando os estudantes, familiares  e comunidade do ciclo do mosquito e passar as informações sobre os sintomas. Aí será feita a visitação na comunidade. Nessa mobilização, vão um agente de endemia e um agente comunitário de saúde, eles vão entrar na casa da pessoa, fazer a coleta com luva e saco de lixo.”

LOC: Por último, Jaciane Silva faz um apelo para que a população se comprometa com a limpeza dos quintais e fique atenta aos cuidados com o lixo.

TEC/SONORA: Jaciane dos Santos Silva, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Endêmica da Secretaria de Saúde.

“Na questão da coleta do lixo, a população deve fazer a seleção do lixo, separar, amarrar em sacolas. Porque está sendo feita a coleta pela prefeitura, diariamente. Mas nem sempre a população tem a conscientização de pegar o lixo, colocar em uma sacola. E manter as caixas d'água fechadas, não jogar, principalmente latas de sardinha, garrafa PET nos quintais. Manter o quintal limpo.”

LOC: Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.