Foto: Márcio Pinheiro/MIDR
Foto: Márcio Pinheiro/MIDR

MIDR reforça apoio ao Piauí diante da seca mais severa em oito anos

Ministro Waldez Góes reforça compromisso do Governo Federal com a assistência emergencial e articula ações para enfrentar a seca no estado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estado do Piauí vem enfrentando os impactos severos das mudanças climáticas, com episódios extremos de seca e estiagem. Já são 80 municípios com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal — sendo 67 por estiagem e 13 por seca.

Para alinhar medidas de segurança hídrica, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o deputado estadual Júlio César e diversos prefeitos piauienses nesta quarta-feira (23). Durante o encontro, Waldez Góes reforçou o compromisso do Governo Federal com a população do estado e assegurou que a assistência humanitária será garantida.

“Nesta quinta-feira (24), vamos reunir os prefeitos aqui no meu gabinete com a Defesa Civil Nacional para agilizar os reconhecimentos de emergência e os planos de trabalho. Nosso objetivo é garantir que não falte água no estado — seja pela continuidade da Operação Carro-Pipa, seja pelo envio de recursos para aquisição de água potável”, afirmou o ministro.

Góes destacou ainda a orientação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nem que a gente precise fazer um reconhecimento sumário, tenho certeza de que, se for necessário, o presidente assina até uma medida provisória. O que não podemos é deixar a população sem água”, afirmou.

O ministro Wellington Dias, natural do Piauí, reforçou o apoio do Governo Federal à população afetada, com o envio de cestas básicas para os municípios que já apresentaram seus planos de trabalho. Ele destacou a importância da atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal. “Precisamos garantir água para o consumo humano e também para os animais. É fundamental que a Conab seja acionada para avaliar a necessidade de fornecimento de ração, pois estamos falando do sustento de milhares de famílias”, alertou o ministro.

A próxima reunião com os prefeitos e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está marcada para esta quinta-feira(24), às 10h, e será fundamental para acelerar os processos burocráticos e assegurar os repasses emergenciais que viabilizam a manutenção das ações de resposta no estado.

Seca verde

A irregularidade das chuvas provocou um fenômeno conhecido como “seca verde” que ocorre quando a vegetação nativa permanece verde, mas não o suficiente para sustentar a lavoura e o pasto. Segundo o Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas (ANA),  há oito anos, o Piauí não enfrentava uma estiagem tão severa em plena estação das chuvas.

Diferença entre estiagem e seca

A estiagem e a seca são fenômenos relacionados à escassez de chuvas, mas diferem em intensidade e impacto. A estiagem é caracterizada por um período prolongado com pouca ou nenhuma precipitação, no qual a perda de umidade do solo supera sua reposição natural. Já a seca é uma forma mais severa e duradoura de estiagem, que ocorre por tempo suficiente para causar um grave desequilíbrio hidrológico, afetando de forma significativa os recursos hídricos disponíveis e o abastecimento de água para a população, agricultura e meio ambiente.

Fonte: MIDR

Receba nossos conteúdos em primeira mão.