Data de publicação: 02 de Janeiro de 2024, 20:40h, Atualizado em: 02 de Janeiro de 2024, 23:51h
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, reconheceu nesta terça-feira, 2 de janeiro, mais dois polos de agricultura irrigada, um no norte do Espírito Santo e outro no oeste do Rio Grande do Norte. Com a medida, o Brasil passa a contar com 12 polos apoiados pelo Governo Federal, que recebem atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos
O polo capixaba irá beneficiar 32 municípios. Em outubro, foi realizada, na cidade de Pinheiros, uma oficina, na qual foi elaborada uma carteira de projetos que poderão ser executados no local.
Já o polo do Oeste Potiguar vai beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 480 mil pessoas de 12 municípios do Rio Grande do Norte. O MIDR vai contribuir com melhoria da assistência técnica para áreas de irrigação, aumento do potencial de águas superficial dos rios Apodi, Mossoró e Angicos e capacitação em gestão de recursos hídricos, dentre outras ações.
Larissa Rego, diretora de Irrigação do MIDR, explica a importância dos polos de agricultura irrigada.
"A importância dos polos de agricultura irrigada consiste na promoção do desenvolvimento sustentável na produção agrícola em regiões onde a irrigação desempenha um papel fundamental. Essa iniciativa visa implementar a política nacional de irrigação por meio de uma colaboração entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, estados, municípios e organizações de irrigantes".
O suporte do MIDR aos Polos de Agricultura Irrigada também inclui o planejamento eficiente da agricultura irrigada na região. Estudos conduzidos por institutos de pesquisa podem ajudar a entender melhor as necessidades locais e as melhores práticas a serem implementadas.
Além do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte, o Governo Federal também apoia polos de agricultura irrigada nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.
Para saber mais ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br.