Data de publicação: 30 de Março de 2023, 18:54h, atualizado em 30 de Março de 2023, 21:03h
LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deu início aos estudos para concessão dos perímetros irrigados Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe, no estado do Piauí. O Consórcio Irrigação, selecionado por meio de concorrência pública, terá prazo de seis meses para conclusão do serviço.
O Perímetro Irrigado Platô de Guadalupe está instalado no município de Guadalupe. A primeira etapa do projeto já foi implementada, com quase 3 mil e duzentos hectares, e outros 11.700 hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos e beneficiar 120 mil pessoas.
Já o Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos localiza-se nos municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes e tem potencial para gerar 17 mil empregos e beneficiar 72 mil pessoas. Atualmente, 2,4 mil hectares estão em operação.
Juntos os dois perímetros devem receber investimentos estimados em quase 400 milhões de reais.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destaca que o Governo Federal vem fazendo todos os esforços para dar seguimento às demandas dos estados.
TEC/SONORA: Waldez Góes
"Nós estamos tratando com todos os governos, sobretudo das regiões como Nordeste, Norte do Brasil, com a rapidez necessária que requer o processo de desenvolvimento social, diminuição de desigualdades regionais e garantir que os investimentos cheguem na ponta, que é essa determinação do presidente Lula".
LOC: O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância para o estado dos dois perímetros irrigados.
TEC/SONORA: Rafael Fonteles
"Agora, para o Piauí, esses dois perímetros irrigados, que vão totalizar mais de 40 mil hectares irrigados, tem um potencial de gerar mais de 30 mil empregos, então é uma notícia impressionante para o povo do Piauí, que aguardava a conclusão desses perímetros há décadas".
LOC: Outros três perímetros irrigados administrados pelo MIDR também terão os estudos de viabilidade realizados. Integram a lista os perímetros Baixo Acaraú, no Ceará, Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, e Tabuleiros de São Bernardo, no Maranhão.
Para saber mais sobre ações do Governo Federal em integração e desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes