LOC.: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, repassou, nessa quinta-feira, 9 de maio, mais cinco milhões e 800 mil reais para 28 cidades gaúchas afetadas pelas chuvas.
Confira a lista completa em mdr.gov.br.
Os municípios que vão receber os recursos tiveram o reconhecimento federal de estado de calamidade pública decretados de forma sumária.
Na terça-feira, 7 de maio, o MIDR publicou uma portaria que permite a liberação sumária de recursos federais para ações de socorro e assistência às vítimas.
A medida vale apenas para reconhecimentos de estado de calamidade pública.
De acordo com a portaria, o valor máximo repassado aos municípios brasileiros afetados por algum desastre só pode ser liberado conforme o número de habitantes das cidades e mediante ofício encaminhado pelas prefeituras.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, reforça que a portaria vai agilizar as ações de resposta.
SONORA SECRETÁRIO NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, WOLNEI WOLFF
"Aqueles municípios que têm alguma dificuldade para fazer os planos de assitência podem pedir, de maneira imediata, o recurso em função da sua população"
LOC.: As cidades com até 50 mil pessoas podem receber 200 mil reais.
Os municípios com 50 mil a 100 mil habitantes terão disponíveis 300 mil reais.
E cidades com mais de cem mil moradores podem receber 500 mil reais.
Até o momento, 397 municípios gaúchos tiveram o reconhecimento federal de estado de calamidade pública decretados de forma sumária.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim