Foto: Dênio Simões/MDR
Foto: Dênio Simões/MDR

MDR vistoria estruturas do Projeto São Francisco em Pernambuco

Equipe da Pasta esteve nas estações de bombeamento I, II e II e no Canal da Aproximação. Estruturas fazem parte do Eixo Norte da transposição

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, participou, nesta terça-feira (20), de visitas técnicas a estruturas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco no estado de Pernambuco. Uma equipe da Pasta esteve nas estações de bombeamento (EBI) I, II e III e no Canal da Aproximação, nos municípios de Cabrobó e Salgueiro.

"Esta água vai mudar a realidade de um povo castigado historicamente por uma condição climática de que eles não são culpados. O acesso à água vai empurrar o Nordeste brasileiro, o povo do semiárido, vai possibilitar o desenvolvimento da região", ressaltou o ministro Daniel Ferreira.

As estações de bombeamento são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto. Juntas, as três EBIs têm capacidade para impulsionar a água 188 metros acima do nível do São Francisco - altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. O investimento nas três estruturas foi R$ 300 milhões.

Já o Canal da Aproximação tem 2.080 metros de extensão e pode armazenar até 25 milhões de metros cúbicos de água. A estrutura leva água aos estados beneficiados pelo Eixo Norte da transposição (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), tanto para consumo humano quanto para produção agrícola.

“Aqui a gente vê o canal do Eixo Norte seguindo para o Ceará, passando pela Paraíba e chegando ao Rio Grande do Norte. Esta estação, a EBI-3, tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo, que representam 24 mil litros de esperança e dignidade para o sertanejo”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.