Data de publicação: 05 de Novembro de 2021, 19:58h, atualizado em 05 de Novembro de 2021, 21:00h
LOC.: O Governo Federal foi representado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, na 7ª Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, evento virtual que terminou nessa quinta-feira, 4 de novembro.
Com o tema "Construindo Economias Resilientes nas Américas e no Caribe", o encontro abordou formas de aumentar a conscientização sobre o crescente custo econômico e humano gerado pelos desastres naturais.
Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, participou do evento. Ele destacou a importância de uma ação conjunta entre os mais diversos atores para prevenir e mitigar os riscos de desastres.
TEC./SONORA: Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres
"A pandemia da Covid-19 veio para demonstrar que os desafios que enfrentamos vão muito além e são muito mais complexos do que os desastres que enfrentamos cotidianamente. Cada vez mais será preciso uma visão sistêmica de atuação local, nacional, regional e mundial para que os riscos sejam prevenidos e mitigados", afirmou o diretor do Cenad."
LOC.: O debate foi presidido pelo governo da Jamaica. Ainda que virtual, esta foi a primeira vez que uma sessão da Plataforma Regional foi realizada no Caribe, uma das regiões mais vulneráveis no mundo a eventos climáticos extremos, como terremotos.
As Américas respondem por 53% das perdas econômicas relatadas nos últimos 20 anos devido a desastres relacionados ao clima.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem: Manuela Rolim